Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
25/02/2017

Em ritmo de Carnaval, Papo de Mãe fala sobre as crianças na folia

Atração apresentada por Mariana Kotscho e Roberta Manreza vai ao ar neste sábado (25/2), às 10h, na TV Cultura
20170220170701_crian-as-na-folia-2-2-.jpg
20170220170701_crian-as-na-folia-2-2-.jpg

São Paulo, 20 de fevereiro de 2017 – Fantasias, matinês, blocos de rua e muita folia. O Carnaval faz parte da infância e é a festa popular mais celebrada no Brasil. Por isso, no Papo de Mãe deste sábado (25/2) Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem convidados que vivem a folia. . A atração vai ao ar neste às 10h, na TV Cultura.

O Carnaval nasceu na Europa, há cerca de 400 anos. Naquela época, para a igreja, os 40 dias antes da Páscoa deveriam servir apenas para rezar – e nem pensar em comer carne.

Para se preparar para esse tempo sem poder festejar, o povo criou uma grande festa com muita bebida, comida, música e dança, que sempre acontecia 7 domingos antes da Páscoa. Foi aí que começou o “carnevale”, que em latim significa “adeus à carne”.

No Brasil, o Carnaval chegou junto com os portugueses, durante a colonização. Naquele tempo, as pessoas comemoravam jogando água, lixo, farinha de trigo e até lama uns nos outros! Foi só no Século XX que a festa ficou mais elegante, com bailes de máscaras, fantasias e as famosas marchinhas. Hoje, o nosso Carnaval é considerado o maior do mundo.

Neste programa especial de Carnaval, as apresentadoras conversam com Renée de Oliveira, produtora de eventos e musa de bateria da Acadêmicos do Tucuruvi, mãe da Khawany, rainha mirim da bateria; Adriana Lozano, empresária, mãe da Carolina (4); Raquel Custódio de Oliveira, diretora da Ala das Baianas da Rosas de Ouro, avó da Nicolly (13) e Thainara (9).

Também falam com as especialistas Vanessa Dias, diretora do Projeto Social da Escola de Samba Rosas de Ouro; e Vera Athayde, diretora do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais.

Na reportagem de Fernanda de Luca, a quadra da Escola de Samba Vai Vai, de São Paulo ganha o centro da atenção. Tem ainda um papo com o povo pelas ruas com Marcelo Zanini.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.