Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
10/06/2016

Ordem do Dia discute a violência contra a mulher no Brasil

O programa promove uma reflexão sobre a cultura do estupro com entrevistas da nadadora Joanna Maranhão e da secretária de Direitos Humanos do governo Temer, Flávia Piovesan. O programa vai ao ar nesta sexta-feira (10/6), às 22h, na TV Cultura
Evelin Moreira
Foto Jair Magri
Evelin Moreira

O Ordem do Dia dedica a edição desta sexta-feira (10/6) ao debate sobre a violência contra a mulher no Brasil. A partir do caso de estupro coletivo de uma jovem de 16 anos no Rio de Janeiro, o programa traz reflexões sobre um dos mais graves problemas do País. Uma parceria entre a TV Cultura e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), o Ordem do Dia é apresentado por Evelin Moreira e vai ao aràs 22h.

O programa relembra o caso da nadadora brasileira Joanna Maranhão, abusada por seu técnico quando criança. Graçasà persistência da atleta para denunciar seu agressor, em 2012, foi sancionada a lei que leva seu nome e que aumenta o prazo de prescrição dos crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Outro destaque desta edição é a entrevista com a secretaria de Direitos Humanos do governo interino de Michel Temer, Flávia Piovesan. No quadro Fora da Ordem, o programa relembra os crimes cometidos por Roger Abdelmassih, especialista em reprodução que violentou 56 pacientes e foi condenado a 278 de prisão.

Por fim, a atração faz um balanço do seminário promovido pela OAB no último sábado (4/6), cujo tema era Uma Vítima de Estupro a Cada 11 Minutos. Basta de Violência Contra a Mulher. O programa também mostra as dezenas de protestos contra a cultura do estupro que têm movimentado diversas cidades.