Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
31/01/2017

Renata Pallottini é entrevistada no Persona Em Foco desta terça-feira (31/1)

Vida, obra e trajetória da dramaturga são detalhadas no programa que vai ao ar às 23h30, na TV Cultura
20170202131929_persona-renata-pallottini-foto-jair-magri-8-2-.jpg
20170202131929_persona-renata-pallottini-foto-jair-magri-8-2-.jpg

Nesta terça-feira (31/1), o Persona em Foco presta homenagem à dramaturga, ensaísta, poetisa e tradutora brasileira Renata Pallottini. A edição, apresentada por Atílio Bari, conta com a presença das entrevistadoras Mariana Blanski e Graça Berman e vai ao ar às 23h30, na TV Cultura.

Nascida em São Paulo, em 1931, Renata Pallottini cursou Direito, Filosofia e Dramaturgia. Escreveu e produziu muitos trabalhos para o teatro e a televisão, entre eles Malu Mulher, Vila Sésamo e Joana. Publicou livros de poesia, prosa, ensaios e infanto-juvenis, como Obra Poética, que ela cita e comenta ao longo da atração. Foi professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Escola de Arte Dramática (EAD) da Universidade de São Paulo, além de ministrar cursos de dramaturgia no Brasil e no exterior. Em 1988, passou a integrar o corpo docente da Escuela Internacional de Cine y Televisión, em San Antonio de los Baños, Cuba. Atualmente, vive na cidade de São Paulo e em Atibaia, interior paulista.

Durante a atração, Renata relembra marcos de sua trajetória profissional e pessoal, além de passagens importantes de seus 85 anos. Além disso, são exibidos e comentados trechos de suas principais obras, que deixaram seu legado registrado na história da dramaturgia brasileira.

Sobre o programa

O Persona em Foco resgata a história de atores, diretores e autores que solidificaram os pilares das artes cênicas do Brasil. Por meio de entrevistas, a produção traça um panorama do teatro e da televisão no País. Na atração, apresentada por Atílio Bari com roteiro de Analy Alvarez, os artistas narram suas trajetórias e fazem revelações inéditas de momentos emocionantes ou cômicos. O Persona em Foco ainda é enriquecido por vídeos históricos, fotos e material de arquivos pessoais dos biografados, além de depoimentos de amigos e colegas de trabalho dos artistas homenageados.