Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
05/11/2016

Inclusão no mercado de trabalho é o foco no Papo de Mãe deste sábado (5/11)

As apresentadoras e os convidados debatem os preconceitos e discutem histórias sobre a inserção de jovens deficientes no mercado de trabalho. A edição vai ao ar às 11h30, na TV Cultura.
Apresentadoras Papo de Mãe
Apresentadoras Papo de Mãe

Comandado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, o Papo de Mãe deste sábado (5/11) discute um assunto muito importante: a inclusão de pessoas deficientes no mercado de trabalho. A atração da TV Cultura vai ao ar, excepcionalmente, às 11h30.

De acordo com a lei, as empresas com cem ou mais empregados devem preencher de 2% a 5% dos seus cargos com reabilitados ou deficientes. Porém, dos 44 milhões de deficientes que estão em idade ativa, 53,8% estão desocupados ou fora do mercado de trabalho. Ou seja, milhares de pessoas com necessidades especiais aguardam por uma oportunidade de colocação profissional.

Pensando nisso, Mariana e Roberta conversam com as mães Sandra, Emília e Rosien. Cada uma delas acompanha de perto a realidade das crianças com algum tipo de deficiência. No caso de Sandra, o filho mais velho, Diego, foi diagnosticado com Distrofia Muscular e depende da cadeira de rodas para se locomover. Aos 19 anos, ele trabalha como auxiliar administrativo.

Já Emília tem um de seus três filhos, Eduardo, o mais novo, portador da Síndrome de Down. Ela conta que parou de trabalhar para cuidar do menino, que sempre foi muito estudioso e um excelente aluno. Aos 29 anos, ele tem namorada e trabalha no cargo de auxiliar administrativo, sendo sempre elogiado pela chefia e outros colegas. Emília também tem um neto de três anos, o Vítor, com Síndrome de Down.

Além delas, Rosien tem a guarda do irmão Ronaldo, que tem deficiência intelectual. Ela conta que levou Ronaldo para fazer cursos (marcenaria e tapeçaria) e acompanhamento e capacitação junto à APAE. Com isso, o rapaz evoluiu e ganhou autonomia. Aos 45 anos, ele é estoquista de uma grande empresa.

O programa conta também com especialistas: Dr. Luiz Eduardo Amaral de Mendonça, advogado especialista em Lei de Cotas e Inclusão Social; Dra. Eugênia Augusta Gonzaga, Procuradora Regional da República; Cristina Masiero, coordenadora do SOE – Serviço de Orientação à Empregabilidade da AACD; Valquíria Ribeiro Barbosa, gerente do Serviço Sócio-assistencial da APAE/SP.

Nesta edição, o Papo de Mãe traz ainda depoimentos exclusivos de Verônica Cobas, coordenadora de comunicação da ONG Escola da Gente, do Rio de Janeiro; de Fernanda Honorato, repórter diretamente do Programa Especial da TV Brasil; e da diretora Ângela Patrícia Reiniger, que fala sobre o processo de inclusão.

Na reportagem de Fernanda de Luca é mostrada a rotina de trabalho de Eduardo, que tem Síndrome de Down. Tem ainda um papo pelas ruas de São Paulo com Marcelo Zanini.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.