Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
06/11/2016

Série inédita da TV Cultura relembra Dias Gomes e Janete Clair

Novela – 65 anos de Emoções traz o quinto episódio, que destaca a renovação das telenovelas nos anos 70
Anastácia - A Mulher Sem Destino
Acervo
Anastácia - A Mulher Sem Destino

A série Novela – 65 anos de Emoções leva ao ar neste domingo (6/11), às 19h30, na TV Cultura, o quinto episódio inédito, intitulado Anos 70 – A Renovação.

O Brasil ocupa uma posição de destaque no cenário mundial em termos de produção de telenovelas. Temos hoje uma poderosa indústria voltada para as produções de teledramaturgia. O processo de criação e consolidação dessa estrutura gigantesca, que envolve dramaturgos, diretores, artistas e técnicos das mais diversas áreas, teve início nos anos 70, que, segundo Dias Gomes, podem ser considerados como os anos de ouro da nossa teledramaturgia.

Os últimos anos da década de 1960 encontraram a cubana Glória Magadan desfilando o seu repertório de rainhas, ciganos e sheiks pelas telas das televisões brasileiras. Foi o auge das tramas rocambolescas, passadas em ambientes exóticos, que embora nada tivessem a ver com a nossa realidade, fizeram um enorme sucesso.

A novela, porém, ressentia-se de renovação. Os primeiros passos nesse sentido já haviam sido dados por Beto Rockefeller, na TV Tupi. Porém, só com o afastamento de Glória Magadan essa renovação realmente teve início.

Um casal de dramaturgos teve importância fundamental nesse período: Dias Gomes e Janete Clair, que trouxeram um novo modelo de teledramaturgia para a televisão brasileira. Ela, com o seu romantismo, e ele com as suas preocupações humanitárias. Com Janete e Dias, finalmente o Brasil, a reforma agrária, as grandes questões do nosso país e os tipos caracteristicamente brasileiros chegaram às novelas, e indicaram um novo caminho para o gênero.

Exibida aos domingos, às 19h30, com reapresentação às sextas-feiras, às 22h, a série Novela – 65 Anos de Emoções, apresentada por Atílio Bari, é uma realização da TV Cultura em coprodução com Hermes Frederico.