Facundo Guerra fala como chegou a empresário após ser demitido, no Inspira.mov Brasil
O profissional conta sobre sua capacidade de se reinventar após perder o emprego em uma multinacional, com o fim da bolha da Internet. Nesta quarta (10/8), à meia-noite, na TV Cultura
Facundo Guerra é o convidado deste episódio inédito do Inspira.mov Brasil. No programa, ele conta como a militância esquerdista de sua família foi importante para sua formação, assim como a capacidade de se reinventar quando perdeu o emprego, aos 30 anos, em uma multinacional, com o fim da bolha da Internet. A edição vai ao ar na quarta-feira (10/8), à 0h, na TV Cultura.
Filho de um brasileiro auto exilado que trouxe a família da Argentina com o fim da ditadura nos anos 1985, Facundo Guerra teve um processo de formação da identidade bem difícil, pois não se encaixava no novo país. “Não sabia se era argentino ou brasileiro”, reconhece.
Foi nessa época que aprendeu a importância da reputação e da verdade ao tentar reduzir o preço de um pacote de balas no supermercado. “Esse nome que você carrega não é seu. Toma cuidado com o nome que te emprestei”, ouviu durante a bronca de seu pai.
Ao longo do programa, o empresário comenta acreditar que, hoje, se não montar seus projetos com verdade absoluta, eles não vão adiante. “Só dinheiro não é razão para fazer um negócio”, afirma. Para ele, valores como importância histórica dos espaços, por exemplo, podem ser até ser mais importantes que o lucro. Por este motivo, escolheu espaços tradicionais do centro de São Paulo para a criação de seus bares, como Riviera e Z Carniceria, e a casa noturna Cine Joia.
Além disso, Facundo também revela seu amor por São Paulo. Ele acredita que a cidade é uma das mais abertas a fazer novas ideias acontecerem. Quando, aos 30 anos, perdeu o emprego em uma grande multinacional, partiu para o novo caminho como empresário da noite: “Monte o lugar que você frequentaria”, é um dos seus segredos do sucesso.
Sobre o programa
Ideias e comportamentos inspiradores são a matéria-prima de Inspira.mov Brasil, série inédita produzida pela Grifa Filmes, com direção da premiada Mara Mourão.
A série foi gravada no teatro Franco Zampari, da TV Cultura, em São Paulo. Os depoimentos são intercalados por imagens dos convidados nos locais onde desenvolvem suas atividades de criação e trabalho.
Convidados das próximas edições
17/8 - Eduardo Srur
24/8 - Cilene Saorin
31/8 - Mauro Beting
7/9 - Edgard Piccoli
Serviço
Inspira.mov Brasil
Quartas-feiras, à meia-noite
TV Cultura