Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
04/06/2016

Mozart e Beethoven dão o tom do Ilustrando História deste final de semana

Dois dos maiores nomes da música mundial são os personagens centrais dos episódios inéditos de sábado (4/6) e domingo (5/6), respectivamente. Em ambos os dias, o programa da TV Cultura vai ao ar às 19h55
Beethoven em Ilustrando História
Beethoven em Ilustrando História

A música clássica é o foco dos episódios inéditos do Ilustrando História que a TV Cultura leva ao ar neste final de semana. As conquistas e desafios das carreiras de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven ganham os pincéis das edições de sábado (4) e domingo (5/6), respectivamente. Em ambos os dias, o programa é exibido às 19h55.

No sábado (4/6), o programa se debruça sobre o talento precoce de Mozart, destacando sua infância e formação musical, na Áustria. As diversas viagens do músico pela Europa e a publicação de suas primeiras composições também são mostradas, assim como episódios marcantes de sua carreira.

É o caso da “prova” à qual precisou se submeter para comprovar a autoria de seu trabalho, escrevendo sozinho, trancado em uma sala, enquanto o esperavam ao lado de fora. O Ilustrando História também passeia pelo auge da carreira de Mozart, explicitando o tamanho de sua produção quando comparada às de outros artistas, ainda mais levando em conta seu curto tempo de vida, já que o compositor faleceu aos 35 anos.

Já no domingo (5/6), a devoção de Beethoven à música é transformada em aquarela. A atração mostra os contrastes que permearam a vida de um dos pilares da cultura ocidental, como os problemas de audição que o impossibilitaram de ouvir suas próprias composições.

Ao longo de sua carreira, o artista compôs nove sinfonias, sendo a última a que mais se propagou pelo mundo. Partindo de sua infância, na Alemanha, até chegar à consagração, em Viena, sua trajetória é retratada pelos pincéis do programa.