Candeia é homenageado no Samba na Gamboa
Wilson Moreira e Teresa Cristina conversam com Diogo Nogueira no programa de domingo (24/4), às 11h, na TV Cultura
O programa Samba na Gamboa desta semana homenageia o compositor Candeia, um dos grandes poetas do samba, falecido em 16 de novembro de 1978, no Rio de Janeiro. Para lembrar o músico, Diogo Nogueira recebe Wilson Moreira, que foi parceiro de Candeia, e Teresa Cristina, que tem forte influência do mestre em sua carreira. Vai ao ar neste domingo (24/4), ás 11h, na TV Cultura.
Antônio Candeia Filho, conhecido apenas como Candeia, foi compositor, cantor e compositor. Aos seis anos de idade, acompanhava seu pai, que tocava flauta nas rodas de sambas do Rio de Janeiro. Ainda jovem, aprendeu a tocar cavaquinho e violão. Participou do grupo de compositores que fundou a escola de samba Portela.
Em sua obra, o sambista exaltou a negritude, cantou o amor e, como um guerreiro, defendeu as tradições do ritmo mais popular do Brasil. Para o programa, Wilson e Teresa Cristina selecionaram um repertório de sambas clássicos de Candeia como O mar serenou, Não Tem Veneno, Me alucina e De qualquer maneira, entre outros.