Concertos Matinais traz repertório variado do universo clássico
Maestro Júlio Medaglia apresenta trechos de obras importantes com grandes artistas nacionais e internacionais, neste domingo (17/4), ao meio-dia, na TV Cultura
Neste domingo (17/4), às 12h, o programa Concertos Matinais, da TV Cultura, apresenta um repertório variado e recheado de grandes obras, com a apresentação e comentários de Júlio Medaglia.
No final do século XVIII, Viena era a capital da música erudita na Europa e nela destacava-se um compositor genial: Mozart. Suas óperas faziam muito sucesso e com a última delas, A flauta mágica, não foi diferente. Uma das peças mais célebres do repertório clássico, a ária da Rainha da Noite de A flauta mágica abre o programa, com solos de Lys Nardoto. Na sequência, o violoncelista Isaac Andrade, vencedor do Prelúdio 2013, interpreta um trecho das Variações rococó, de Tchaikovsky. Já o exímio violinista Salvatore Accardo toca um trecho do Concerto para violino de Beethoven em performance no Festival de Campos do Jordão em 1980.
Nelson Freire, o maior pianista brasileiro da atualidade, abre o segundo bloco com A lenda do caboclo, de Villa-Lobos. Já o “coral” da Sinfonia n.9 de Beethoven é interpretado pela Orquestra Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen, em memorável performance realizada em São Paulo, em 2013.
Outra ária célebre do universo lírico, “Una furtiva lagrima”, da ópera O elixir do amor, marca presença no programa, na interpretação do tenor Ramon Vargas. A quinta sinfonia de Tchaikovsky é a atração seguinte, com a OSB sob o comando de Roberto Tibiriçá. Verde, canção já clássica da MPB, encerra o programa, na voz de Leila Pinheiro e com a Orquestra Jazz Sinfônica regida por seu fundador, Cyro Pereira.