Naum Alves de Souza é homenageado no programa Clássicos deste sábado (16/4)
O dramaturgo, falecido no último dia 9 de abril, foi o diretor cênico de Os pescadores de pérolas, em montagem de 1995. A edição vai ao ar às 21h30, na TV Cultura
No último dia 9, o Brasil perdeu um artista de talentos múltiplos: Naum Alves de Souza. Nascido em Pirajuí, interior de São Paulo, Naum era não apenas um dramaturgo premiado como também artista plástico, figurinista, cenógrafo e professor. A próxima edição do Clássicos, que vai ao ar neste sábado (16/4), às 21h30, naTV Cultura, presta uma homenagem ao artista reapresentando a ópera Os pescadores de pérolas, em uma montagem de 1995 que conta com sua direção cênica.
Os pescadores de pérolas, de Georges Bizet, foi escrita em 1863, quando seu autor tinha apenas 25 anos. Obra sofisticada, ela se insere no contexto da redescoberta das civilizações orientais pelos europeus no século XIX. Ambientada numa praia remota do Ceilão na Antiguidade, a ópera evoca um clima de exotismo e mistério. A música é bastante original, e Bizet por vezes sai do sistema tonal e usa escalas e harmonias inspiradas na música oriental.
A montagem original do Teatro Municipal de São Paulo foi levada à cena em 1995 e gravada com exclusividade pela TV Cultura. Participam a Orquestra Experimental de Repertório sob a regência do maestro Jamil Maluf (também responsável pela direção musical), o Coral Paulistano e um elenco formado por grandes vozes brasileiras: o tenor Fernando Portari, a soprano Claudia Riccitelli, o barítono Sebastião Teixeira e o baixo José Gallisa.
O maestro Jamil Maluf gravou novas falas para o programa, que ainda conta com entrevistas e cenas de bastidores feitas à época, incluindo um depoimento de Naum Alves de Souza.