Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
03/04/2016

Repórter Eco destaca os 30 anos da SOS Mata Atlântica

O programa deste domingo (3/4) também mostra um refúgio de primatas resgatados pelo Ibama e um aparelho que promete economizar água e energia do banho. Vai ao ar às 17h30, na TV Cultura
Macacos
Foto Frame
Macacos

A Fundação SOS Mata Atlântica nasceu há três décadas para evitar o desaparecimento de uma das florestas mais ricas em biodiversidade. Hoje, atua também na conservação do mar, da costa brasileira e pela melhoria da qualidade de vida. O Repórter Eco traz uma reportagem sobre a importância de suas ações, na edição do próximo domingo (3/4), às 17h30, na TV Cultura. A apresentação é de Márcia Bongiovanni.

A Mata Atlântica é uma das mais belas paisagens do Planeta. Essa floresta tropical, cheia de vida, já teve cerca de 90% da área originária perdida, mas ainda é formada por mais de 20 mil espécies de plantas. Dessas, quase oito mil só existem no Brasil. É morada de quase 2.200 espécies de pássaros, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes. Há trinta anos pouco se sabia sobre ela. Foi quando um grupo de ambientalistas, cientistas, jornalistas e empresários criou a Fundação SOS Mata Atlântica.

Em entrevista, a diretora executiva Marcia Hirota faz um balanço da ong. "A SOS Mata Atlântica nasceu com uma grande campanha – ‘Estão tirando o verde da nossa terra’. Naquela época, não se falava em Mata Atlântica, as pessoas conheciam a Serra do Mar, a Floresta Atlântica, mas pouco se sabia sobre a Mata Atlântica e, graças a esse trabalho, que contou com o apoio de vários veículos de comunicação para levar esse conhecimento para a sociedade, hoje a Mata Atlântica tornou-se um termo coloquial no vocabulário brasileiro".

Outra matéria mostra a ambientalista Lívia Botár, que transformou o Instituto Mucky em santuário para acolher animais que foram vítimas dos humanos. Trata-se de um refúgio que socorre e recupera primatas que sofreram maus tratos e que foram resgatados pelo Ibama.


Um inventor que criou um aparelho que promete economizar água e energia no banho é mais um destaque da edição. Com o equipamento, a água do chuveiro que escorre pelo ralo volta a circular na ducha, sem resíduos de xampu e sabonete. À medida que a água suja vai sendo descartada para reuso, o sistema repõe o nível com água que vem da rua.