Concertos Matinais tem obras célebres do universo clássico
Neste domingo (3/4), o maestro Júlio Medaglia apresenta trechos musicais importantes com grandes artistas nacionais e internacionais. O programa da TV Cultura vai ao ar ao meio-dia
São Paulo, 31 de março de 2016 – Sob o comando do maestro Júlio Medaglia, o programa Concertos Matinais deste domingo (4/3), às 12h, tem grandes artistas, trechos célebres de óperas, jovens solistas e concertos históricos.
A famosa “Dança das horas”, da ópera Gioconda, de Ponchielli, abre esta edição, numa interpretação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob a direção de Jamil Maluf e a participação do Coral Lírico e do Balé da Cidade de São Paulo. Na sequência, o jovem violinista Guido Sant’Anna – à época com apenas nove anos de idade – interpreta um trecho do Concerto n.3 de Mozart, numa gravação do programa Prelúdio. O primeiro bloco se encerra com um trecho da Suíte Holberg, de Grieg, com os ótimos Solistas de Moscou.
O compositor russo Tchaikovsky foi o maior gênio do romantismo musical em seu país. Uma de suas obras mais importantes é o Concerto para piano n.1, que se tornou uma das obras mais populares para piano e orquestra. O segundo bloco traz parte desse concerto numa gravação histórica, com a Sinfônica Municipal de São Paulo regida por Eleazar de Carvalho e com solos de Arthur Moreira Lima.
Tosca, ópera de Giacomo Puccini, é uma das obras mais amadas do repertório lírico. Dela, o Concertos Matinais traz a ária “E lucevan le stelle”, com ninguém menos do que Luciano Pavarotti no papel do pintor Mario Cavaradossi, numa gravação feita no Teatro Del'Opera di Roma em 1994. Encerrando o programa, o último movimento da Sinfonia n.2 de Brahms, em gravação recente da Orquestra Sinfônica Heliópolis dirigida por seu titular Isaac Karabtchevsky.
CONCERTOS MATINAIS – 03/04/2016, 12h, TV Cultura
Amilcare Ponchielli, La Gioconda, “A Dança das Horas”
Orquestra Sinfônica Municipal de SP
Coral Lírico
Balé da Cidade de São Paulo
Jamil Maluf, regente
Teatro Municipal de SP - 2006
Mozart, Concerto nº 3 para violino em Sol Maior, K. 216, 1º movimento
PRELÚDIO 2014 /FINAL
Guido Sant’Anna, violino
Orquestra Prelúdio
Julio Medaglia, regente
Edvard Grieg – Holberg Suite, Op 40 - Sarabande: andante
Moscow Soloists
Yuri Bashmet , regent
Sala São Paulo – 2014
P.I. Tchaikovsky, Concerto nº 1, Opus 23, para piano e orquestra, Allegro non tropo e molto majestoso – Allegro con spirito
Orquestra Sinfônica Municipal de SP
Eleazar de Carvalho, regente
Arthur Moreira Lima, piano
Concerto de reabertura do Teatro Municipal de SP em 1988
Giacomo Puccini, Tosca, “E lucevan le stelle”
Daniel Oren, regente
Luciano Pavarotti, Mario Cavaradossi
Raina Kabaivanska, Floria Tosca
Ingvar Wixell, Il barone Scarpia
Gravado no Teatro Del'Opera di Roma 1994
Johannes Brahms – Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Op 73 Allegro com spirito
Orquestra Sinfônica Heliópolis
Isaac Karabtchevsky, regente
Sala São Paulo – 2015 /