Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
03/04/2016

Concertos Matinais tem obras célebres do universo clássico

Neste domingo (3/4), o maestro Júlio Medaglia apresenta trechos musicais importantes com grandes artistas nacionais e internacionais. O programa da TV Cultura vai ao ar ao meio-dia
20160531122152_concertos-matinais-j-lio-medaglia-foto-jair-magri-90-.jpg
20160531122152_concertos-matinais-j-lio-medaglia-foto-jair-magri-90-.jpg

São Paulo, 31 de março de 2016 – Sob o comando do maestro Júlio Medaglia, o programa Concertos Matinais deste domingo (4/3), às 12h, tem grandes artistas, trechos célebres de óperas, jovens solistas e concertos históricos.

A famosa “Dança das horas”, da ópera Gioconda, de Ponchielli, abre esta edição, numa interpretação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob a direção de Jamil Maluf e a participação do Coral Lírico e do Balé da Cidade de São Paulo. Na sequência, o jovem violinista Guido Sant’Anna – à época com apenas nove anos de idade – interpreta um trecho do Concerto n.3 de Mozart, numa gravação do programa Prelúdio. O primeiro bloco se encerra com um trecho da Suíte Holberg, de Grieg, com os ótimos Solistas de Moscou.

O compositor russo Tchaikovsky foi o maior gênio do romantismo musical em seu país. Uma de suas obras mais importantes é o Concerto para piano n.1, que se tornou uma das obras mais populares para piano e orquestra. O segundo bloco traz parte desse concerto numa gravação histórica, com a Sinfônica Municipal de São Paulo regida por Eleazar de Carvalho e com solos de Arthur Moreira Lima.

Tosca, ópera de Giacomo Puccini, é uma das obras mais amadas do repertório lírico. Dela, o Concertos Matinais traz a ária “E lucevan le stelle”, com ninguém menos do que Luciano Pavarotti no papel do pintor Mario Cavaradossi, numa gravação feita no Teatro Del'Opera di Roma em 1994. Encerrando o programa, o último movimento da Sinfonia n.2 de Brahms, em gravação recente da Orquestra Sinfônica Heliópolis dirigida por seu titular Isaac Karabtchevsky.

CONCERTOS MATINAIS – 03/04/2016, 12h, TV Cultura

Amilcare Ponchielli, La Gioconda, “A Dança das Horas”

Orquestra Sinfônica Municipal de SP

Coral Lírico

Balé da Cidade de São Paulo

Jamil Maluf, regente

Teatro Municipal de SP - 2006

Mozart, Concerto nº 3 para violino em Sol Maior, K. 216, 1º movimento

PRELÚDIO 2014 /FINAL

Guido Sant’Anna, violino

Orquestra Prelúdio

Julio Medaglia, regente

Edvard Grieg – Holberg Suite, Op 40 - Sarabande: andante

Moscow Soloists

Yuri Bashmet , regent

Sala São Paulo – 2014

P.I. Tchaikovsky, Concerto nº 1, Opus 23, para piano e orquestra, Allegro non tropo e molto majestoso – Allegro con spirito

Orquestra Sinfônica Municipal de SP

Eleazar de Carvalho, regente

Arthur Moreira Lima, piano

Concerto de reabertura do Teatro Municipal de SP em 1988

Giacomo Puccini, Tosca, “E lucevan le stelle”

Daniel Oren, regente

Luciano Pavarotti, Mario Cavaradossi

Raina Kabaivanska, Floria Tosca

Ingvar Wixell, Il barone Scarpia

Gravado no Teatro Del'Opera di Roma 1994

Johannes Brahms – Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Op 73 Allegro com spirito

Orquestra Sinfônica Heliópolis

Isaac Karabtchevsky, regente

Sala São Paulo – 2015 /