Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
17/03/2016

Milton Nascimento está em Concertos Matinais de domingo (20/3)

Maestro Júlio Medaglia apresenta peças interpretadas por grandes artistas nacionais e estrangeiros. Vai ao ar ao meio-dia, na TV Cultura
Julio Medaglia
Jair Magri
Julio Medaglia

Sob o comando do maestro Júlio Medaglia, o programa Concertos Matinais deste domingo (20/3), às 12h, traz grandes artistas nacionais e estrangeiros em apresentações gravadas com exclusividade pela TV Cultura na cidade de São Paulo.

Esta edição tem início com os dias áureos das orquestras de rádio e TV por meio da Orquestra Jazz Sinfônica, com um arranjo especial para a canção Paula e Bebeto, de Milton Nascimento e Caetano Veloso, contando com a participação do próprio autor. Na sequência, um dos maiores compositores tchecos, Dvórak, com um trecho da Sinfonia n.6 tocada pela Orquestra Sinfônica de Lucerna.

O segundo bloco é dedicado a uma grande obra do repertório clássico, interpretada por um renomado pianista brasileiro: Gilberto Tinetti toca o “Allegro” do Concerto n.5 para piano de Beethoven, mais conhecido como “Imperador”, junto à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) regida por Roberto Minczuk.

Um dos reconhecidos nomes do romantismo, Franz Schubert compôs um quarteto de cordas denso e triste que se tornou célebre: A morte e a donzela. Um trecho da obra será apresentado pelos Solistas de Moscou, numa versão para orquestra de cordas, na última parte do programa. O encerramento fica com o célebre “Dueto das flores”, de Lakmé, ópera de Leo Delibes. Com a Sinfônica de Porto Alegre, a diva Montserrat Caballé e sua filha, Montserrat Martí.

CONCERTOS MATINAIS, 20/03/2016, 12h, TV Cultura

Caetano Veloso/Milton Nascimento – Paula e Bebeto (arr. Gil Jardim / L. Garotti)

Orquestra Jazz Sinfônica

Milton Nascimento, voz

Gil Jardim, regente

1996

Antonín Dvorák - Sinfonia nº6, em Ré Maior, Op. 60 – Allegro non tanto

Orquestra Sinfônica de Lucerna

James Gaffigan, regente

Sala São Paulo – 2014

Ludwig van Beethoven

Concerto nº 5, em Mi Bemol, Op 73 para piano e orquestra – “Imperador” - Allegro Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Roberto Minczuk , regente

Gilberto Tinetti, piano

Memorial da América Latina – 1996

Franz Schubert - Quarteto de Cordas nº 14 em ré menor D.810 - “A morte e a donzela” – Presto

Solistas de Moscou

Yuri Bashment, regente

Sala São Paulo, 2014

Leo Delibes – Lakmé - Viens Mallika... Dôme épais le jasmin (Dueto das Flores)

Montserrat Caballé, soprano

Montserrat Marti, soprano

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

Cláudio Ribeiro, regente

Teatro Municipal de São Paulo, 1998