Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
16/03/2016

Clássicos apresenta a cantata profana Carmina Burana

Com interpretação da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, regida por Cláudio Cruz, o programa será exibido neste sábado (19/3), às 21h30

No próximo sábado (19/3), o Clássicos tem como atração o concerto que encerrou a temporada 2015 da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo (Ojesp). Gravado no dia 19 de dezembro de 2015 na Sala São Paulo, o programa tem regência de Cláudio Cruz e a participação de vários artistas, para a realização da cantata profana Carmina Burana. O programa da TV Cultura vai ao ar às 21h30.

Desde que assumiu a direção da Ojesp, Cláudio Cruz tem feito um trabalho importante de formação e aperfeiçoamento com os jovens estudantes que integram a orquestra. Os resultados têm aparecido no excelente rendimento apresentado pela orquestra nas últimas temporadas. Neste concerto especial, além da Ojesp, participam o Coral Jovem do Estado, os corais juvenil e adulto da Emesp e os corais infantil, juvenil e de familiares do Guri. Como solistas estão Marília Vargas (soprano), Jabez Lima (tenor) e Erick Souza (barítono).

A célebre cantata profana Carmina Burana, do compositor alemão Carl Orff, estreou em 1937 e é baseada em uma coleção de poemas medievais de mesmo nome, com textos em latim, alemão e provençal antigo. Os textos são atribuídos a monges cultos e uma de suas principais características é o humor engenhoso que aborda diversos assuntos, como o amor, a alegria de viver e a fortuna, concebida como uma divindade em cujas mãos está o destino mutável dos mortais. A Fortuna é o tema das duas primeiras partes. A cantata completa possui 25 canções de simplicidade melódica e grande força rítmica. Carmina Burana é a primeira de uma trilogia escrita por Carl Orff, e que se completa com Catulli Carmina e Trionfodi Afrodite.

CLÁSSICOS - no ar: 19/03/2016, às 21h30, na TV Cultura

Orquestra Jovem do Estado de São Paulo (Ojesp)

Cláudio Cruz, regente

Carl Orff – Carmina Burana

Gravado ao vivo em 19 de dezembro de 2015, na Sala São Paulo