JC Debate discute a pequena corrupção
Estudo mostra que o brasileiro pratica a pequena corrupção, mas reage com indignação com a praticada pelos políticos. O programa vai ao ar nesta sexta-feira (11/3), às 12h30, na TV
Nesta sexta-feira (11/3), às 12h30, na TV Cultura, o JC Debate traz para a discussão o tema pequena corrupção. A apresentação é de Andresa Boni.
Renato Meirelles, presidente do instituto Data Popular, e Alberto Carlos Almeida, cientista político, diretor do Instituto Análise e autor do best-seller A Cabeça do Brasileiro, são os convidados. Eles discutem por que o brasileiro é tolerante com a pequena corrupção praticada por pessoas comuns no dia a dia, mas reage com indignação contra a que é praticada em grande escala por políticos, agentes públicos e grandes empresários.
Uma pesquisa recente do instituto Data Popular mostrou que, para o brasileiro, corrupto é sempre o outro. Mais da metade da população do país, ou seja, mais de 100 milhões de pessoas praticam atitudes ilícitas, como comprar produtos piratas, dar caixinha a agentes públicos para se safar de um problema ou conseguir alguma vantagem. O estudo esclarece que 67% dos entrevistados confessaram já ter feito algo reprovável, mas apenas 3% se consideraram corruptos.