A sociedade imperial entra em foco no segundo episódio da série Economia Brasileira
Personalidades da esfera política e econômica exploram os anos entre 1808, quando a família real chegou ao Brasil, e 1888, data da Abolição da Escravatura. O programa vai ao ar nesta quinta-feira (10/3), às 22h, na TV Cultura
Nesta quinta-feira (10/3), a TV Cultura leva ao ar o segundo episódio da série Economia Brasileira – A história contada por quem a fez. Intitulado 1808 – 1888 – Nasce uma pátria, ele se concentra no período entre a chegada da família real portuguesa ao Brasil e a Abolição da Escravatura. Inédito, o programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura.
Nesta edição, é explicado como a vinda dos representantes do reino português ao Brasil, fugindo das guerras na Europa, provocou transformações nos três poderes – economia, sociedade e cultura. O modo como isso culminou na Independência também é reforçado. O início do desenvolvimento do país impulsionado pela exportação do café é outro assunto do episódio, que analisa ainda a maneira com a Abolição provocou o enfraquecimento do Império diante dos donos de terras, ocasionando a crise política e econômica que veio a resultar na Proclamação da República.
Entre os entrevistados deste episódio estão os ex-ministros Maílson da Nóbrega, Luiz Carlos Bresser Pereira, Delfim Neto; o ex-presidente José Sarney; o historiador Boris Fausto; o cientista político Jorge Caldeira; e o economista Luiz Gonzaga Belluzzo.
Sobre a série
Economia Brasileira – A história contada por quem a fez traz a experiência de personalidades da esfera política e econômica que já estiveram na condução de importantes setores do país, além de profissionais especializados neste tema. Em dez episódios, ex-presidentes da República, ex-ministros e ex-dirigentes do Banco Central revelam os problemas que enfrentaram, as difíceis decisões e suas consequências.
Estão entre os entrevistados os ministros Maílson da Nóbrega, Bresser Pereira, Luiz Carlos Mendonça de Barros, João Batista de Abreu, Ronaldo Costa Couto, Pérsio Arida e Armínio Fraga, além dos presidentes do Banco Central Gustavo Loyola e Pedro Malan. Para relatar as histórias vividas pelo país a partir do ângulo da economia, de 1492 a 2015, período retratado na série, outros profissionais esclarecem e elucidam os inúmeros acontecimentos. São renomados economistas, historiadores, jornalistas e empresários como Boris Fausto, Claudio Abramo, Abílio Diniz, Miriam Leitão e Laurentino Gomes, entre muitos outros.
A série foi criada pelo ex-ministro Maílson da Nóbrega e pela jornalista Louise Sottomaior. Imagens, vídeos históricos e animações gráficas ilustram os fatos, esclarecem conceitos complexos e contextualizam o Brasil na história do mundo.