Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
03/03/2016

Prelúdio abre inscrições para a temporada de 2016

O concurso de música erudita da TV Cultura irá selecionar 32 músicos vindos de todo o Brasil, que irão concorrer a uma bolsa de estudos na Hungria. O maestro Júlio Medaglia está no comando da atração

O programa Prelúdio, da TV Cultura , único show de calouros de música clássica, está com inscrições abertas para a edição de 2016. Para participar, o músico deve entrar no site da TV Cultura, preencher a ficha de inscrição e enviar o material em vídeo. O prazo vai até 20 de março.

A atração, idealizada como um concurso para novos talentos da música erudita, tem direção artística do maestro Júlio Medaglia e selecionará 32 candidatos. Eles concorrem a uma bolsa de estudos de três anos na prestigiada Academia Franz Liszt, em Budapeste, disponibilizada pela Embaixada da Hungria.

A edição de 2016, apresentada por Roberta Martinelli e Júlio Medaglia, será composta por 12 eliminatórias e duas semifinais. A grande final será disputada por quatro candidatos, no dia 11 de dezembro, na Sala São Paulo.

Como fazer a inscrição

Podem participar da seletiva jovens músicos, praticantes de qualquer instrumento com idade até 25 anos, e canto lírico, com até 28 anos de idade. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no site do programa:

Mais informações no site: http://tvcultura.com.br/programas/preludio/

O Prelúdio proporciona aos participantes uma experiência única e de extrema importância no País, pois esses jovens talentos terão que passar por muitos concursos e audições ao longo de suas vidas profissionais. Além disso, eles veem as portas do mercado nacional e das instituições educacionais se abrirem imediatamente e passam a ter um portfolio digital em altíssima resolução de áudio e vídeo indispensáveis a qualquer profissional.

Desde sua estreia, em 2005, o programa já premiou nove jovens talentos e abriu novas perspectivas profissionais. Integram a lista dos vencedores os músicos a seguir, em suas respectivas posições: Tiago Naguel (clarinetista solista da Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB); Rodrigo Nogueira (violinista tutti da Orquestra Filarmônica de Minas); Cristian Budu (piano, vencedor do prestigiado Concurso Clara Haskill); Rafael Mendes (eufonista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo); Ricardo Barbosa (oboísta da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp); Silvia Molan (piano); Isaac Andrade (violoncelo); Lucas Farias (violino) e Samuel Junior (clarinetista).