Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
03/03/2016

Os 25 anos da Orquestra Jazz Sinfônica ganham destaque no Clássicos

TV Cultura exibe gravação exclusiva do concerto que comemorou o aniversário da orquestra. Neste sábado (5/3), às 21h30
Julian Lepick

No próximo sábado (5/3), às 21h30, o Clássicos tem uma atração inédita: o concerto especial que marcou os 25 anos da Orquestra Jazz Sinfônica. O repertório traz grandes obras da música popular brasileira e portenha em arranjos especiais, regidos pelos maestros João Maurício Galindo, titular do grupo, e Fábio Prado, regente adjunto. A TV Cultura registrou com exclusividade a apresentação, gravada no Auditório Ibirapuera em novembro de 2015.

A Jazz Sinfônica foi criada em 1990 e teve como primeiro maestro Cyro Pereira, que ficou à frente da orquestra até seu falecimento, em 2011. O grupo nasceu com os objetivos de manter viva a tradição das orquestras da Era de Ouro do Rádio (décadas de 1940 e 1950) e de vestir a música popular com uma roupagem sinfônica: primeiramente a Música Popular Brasileira, mas também a música popular de todas as origens, passando pelo jazz norte-americano, o tango argentino, os ritmos caribenhos, o rock inglês etc. Seu arquivo tem cerca de duas mil peças escritas exclusivamente para ela.

Parte desse repertório foi apresentado ao público neste concerto especial, sempre em arranjos exclusivos da orquestra. Estrepolia Elétrica (Moraes Moreira e Luiz Galvão), Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Palhaço (Egberto Gismonti e Geraldo Carneiro) e Por uma Cabeça (Por Una Cabeza, de Carlos Gardel e Alfredo Le Pera) foram alguns dos sucessos que entusiasmaram o público presente.

CLÁSSICOS - no ar: 05/03/2016 (sábado), às 21h30, na TV Cultura

Orquestra Jazz Sinfônica 25 anos

João Maurício Galindo e Fábio Prado, regentes

Gravado ao vivo pela TV Cultura em 27 de novembro de 2015, no Auditório Ibirapuera