Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
18/02/2016

Nydia Lícia fala do teatro moderno no Persona Em Foco

Programa vai ao ar nesta terça-feira (23/2), às 23h30, na TV Cultura
Persona em Foco
Jair Magri
Persona em Foco

O Persona em Foco reexibe edição com Nydia Lícia, que faleceu em dezembro de 2015. Vai ao ar nesta terça-feira (23/2), às 23h30, na TV Cultura.

Na atração, que tem como entrevistadores Maria Thereza Vargas, pesquisadora do teatro brasileiro, e Cesário Palmas Travassos, produtor, Nydia conta passagens d

os seus 89 anos de vida e 68 de carreira. Dos cerca de 93 trabalhos que fez no teatro, cinema e televisão, muitos marcaram a história da dramaturgia na televisão e a trajetória do teatro moderno no Brasil.

A artista fala de seu primeiro trabalho amador, À Margem da Vida, com direção de Alfredo Mesquita, em 1947, e relembra como conheceu seu ex-marido, o ator Sérgio Cardoso. “Sérgio veio representar Hamlet em São Paulo com o Teatro dos Estudantes. Alfredo Mesquita convidou o grupo todo para assistir ao ensaio de À Margem da Vida, que eu fazia. Passou um tempo, o Sérgio com outros atores fundaram o Teatro dos 12. Estava faltando a rainha. O Sergio Brito disse ‘por que que você não chama a Nydia Lícia, que fez À Margem da Vida?’. Ele disse ‘não dá porque ela é manca’”.

Como atriz, participou do começo do teatro moderno no Brasil. No Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), esteve ao lado de nomes como Cacilda Becker, Walmor Chagas, Sérgio Brito, Paulo Autran, entre outros.

Nydia conta que montou junto com o ator Sérgio Cardoso a Companhia de Teatro Nydia Licia-Sérgio Cardoso, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, hoje Teatro Sérgio Cardoso. Após se separar do ator, ela tornou-se empresária teatral.

Sobre o trabalho na televisão, a atriz lembra que, naquela época, o trabalho em televisão para quem fazia teatro era uma coisa menor. “Havia muita gente que não fazia televisão ou fazia escondido”.

Como diretora, Nydia destaca sua passagem na Fundação Padre Anchieta, onde implantou programas de dramaturgia como Teatro 2, Telecontos e Telerromances. “Nós fazíamos coisas incríveis. Não tínhamos dinheiro, mas todos que trabalhavam aqui era apaixonados. Não era um contrato comercial, mas um contrato de coração”.

Persona em Foco
O programa Persona em Foco resgata a história de atores, diretores e autores que solidificaram os pilares das artes cênicas do Brasil. Por meio de entrevistas, a produção ainda traça um panorama do teatro e da televisão no País. Na atração, apresentada por Atílio Bari, com roteiro de Analy Alvarez, os artistas narram suas trajetórias e fazem revelações inéditas de momentos emocionantes ou cômicos. O Persona em Foco ainda é enriquecido por vídeos históricos, fotos e material de arquivos pessoais dos biografados. Há também depoimentos de amigos e colegas de trabalho.
“A série constitui um panorama completo e precioso de uma época e de um modo de fazer teatral que foi a mola propulsora de tudo que veio depois, e que está praticamente extinto de nossos palcos. Mas, acima de tudo, é um exercício de amor à arte e à cultura, e em especial ao teatro. Persona em Foco não é um programa de perguntas e respostas. Não é um talk show simplesmente, mas um programa de emoções e memórias que contam a história do teatro”, explica a coordenadora de dramaturgia da TV Cultura, Analy Alvarez.

O programa traz personalidades que ditaram os rumos do teatro paulista e que poucos conhecem, dentre elas, a atriz Laura Cardoso, que fala dos primórdios da televisão brasileira. Ela ainda ressalta a história da TV Tupi, desde sua criação, e relembra a realização ao vivo dos teleteatros.

Estão na fila das próximas edições a diretora Nydia Licia, os dramaturgos e novelistas Chico de Assis e Benedito Ruy Barbosa; a atriz Miriam Mehler; e o ator Juca de Oliveira.

Persona em Foco também conta com a série In Memoriam, que irá rever a história de Ícones que dedicaram a vida ao teatro, como Maria Della Costa, Paulo Autran, Gianfrancesco Guarnieri, Plínio Marcos, entre outros.