Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
28/03/2017

Maria Fernanda Cândido e Jorge Forbes discutem o medo em TERRADOIS

Intitulado Você tem medo de quê?, o segundo episódio da série mostra como o sentimento, que era um vício na sociedade moderna, se tornou virtude no mundo atual. Inédito, o programa vai ao ar nesta terça-feira (28/3), às 22h30, na TV Cultura
Episódio Você Tem Medo De Quê? TERRADOIS
Foto Jair Magri
Episódio Você Tem Medo De Quê? TERRADOIS

Nesta terça-feira (28/3), Maria Fernanda Cândido e Jorge Forbes falam em TERRADOIS sobre o medo que assola a sociedade pós-moderna indistintamente. Com roteiro assinado por Franz Keppler e encenação dos atores Eucir de Souza e Rodrigo Bolzan, o episódio inédito Você tem medo de quê? vai ao ar às 22h30, na TV Cultura.

“Quando éramos pequenos e ficávamos com medo, nos diziam que quando crescêssemos o medo iria passar, que gente grande é corajosa, sem medo. Hoje, já adultos, nos dizem o contrário. Temos que ter medo de tudo: do sexo, do glúten, da camada de ozônio, de vidro aberto no carro. O medo era vício, virou virtude. Um mundo medroso não pode ser criativo, é triste”, explica Jorge Forbes. Utilizado na sociedade moderna como regulador e moderador dos impulsos, em TERRADOIS o medo vai caindo em desuso e, para alguns, ficando anacrônico.

Com roteiro de Franz Keppler, a dramaturgia deste episódio traz Eucir de Souza e Rodrigo Bolzan na pele de dois atores em seu camarim, antes de entrarem em cena. Eles têm muito sucesso em seu espetáculo, até que um descobre que o sucesso também pode servir de trincheira contra a vida. A partir disso, o medo em diversos níveis dos laços sociais e as diferentes reações frente a ele são investigados. No final, fica claro que sua representação é um dos componentes da civilização do espetáculo.

Sobre a série

Com a atriz Maria Fernanda Cândido e o psicanalista Jorge Forbes, TERRADOIS une arte e teoria em uma linguagem nunca vista na televisão, descortinando não apenas o backstage do processo criativo do programa, como também a discussão de temas relacionados à pós-modernidade. Composta por 8 episódios, a série inédita da TV Cultura tem direção de Mika Lins e Ricardo Elias.