Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
10/12/2016

Os 45 anos do Ballet Stagium ganham documentário da TV Cultura

A história do grupo paulista que nasceu em plena ditatura com o espírito de contestação e inovação que resiste até os dias de hoje, é contada em um longa inédito produzido pela emissora. Vai ao ar no sábado (10/12), às 21h30
Ballet Stagium - Documentário
Divulgação
Ballet Stagium - Documentário

A TV Cultura apresenta neste sábado, dia 10 de dezembro, às 21h30, o documentário inédito Ballet Stagium – Um discreto heroísmo. Produzido pelo Núcleo de Conteúdo Musical da emissora, o longa conta um pouco da história desta singular companhia de dança, que ainda hoje é administrada pelos seus fundadores – Márika Gidali e Décio Otero, e que completa 45 anos.

Fundada em outubro de 1971, a Companhia contou com o apoio e influência da classe teatral e ficou reconhecida nacionalmente por seu projeto de engajamento político. O repertório do Ballet Stagium em parceria com Ademar Guerradestacou temas como o racismo, violência, opressãoe genocídios, dançando textos proibidos pela censura. A companhia, entre tantas inovações, foi a primeira a utilizar música popular brasileirana sua trilha sonora. Optou por abandonar o eixo Rio-São Paulo e desde sua criação fez inúmeras viagens por todo o Brasil. Do extremo norte ao extremo sul do país, num convés da barca Juarez Távora durante 15 dias no Rio São Franciscoou no chão batido das terras indígenasdo Alto Xingu, sempre incorporando em seus espetáculos as linguagens dos locais por onde passava.

O documentário explora a rica trajetória desta importante companhia de dança, atravessando os períodos mais conturbados da história do país. Com direção de José Roberto Walker e depoimentos de Márika Gidali, Décio Otero, Cássia Navas, Helena Katz e Oswaldo Mendes, e imagens raras do acervo da Companhia e da TV Cultura, o programa é uma verdadeira aula de história da dança do Brasil contemporâneo.

Serviço

Ballet Stagium: Um discreto heroísmo

Sábado (10/12), às 21h30

Clássicos - TV Cultura