Celso Nunes tem sua trajetória relembrada no Persona em Foco
Programa em homenagem ao diretor teatral conta com depoimentos de Regina Duarte, Renata Sorrah, Ewerton de Castro, Clarice Herzog, Luiz Serra e Jefferson del Rios. Atração inédita vai ao ar na terça-feira (22/11), às 23h30, na TV Cultura.
O diretor teatral Celso Nunes é o próximo Persona em Foco, da TV Cultura. O programa, que relembra a vida e carreira do encenador, vai ao ar na terça-feira (22/11), às 23h30, na TV Cultura, com apresentação de Atílio Bari.
Celso Nunes é um dos mais respeitados encenadores do teatro brasileiro. Formado pela Escola de Arte Dramática do Dr. Alfredo Mesquita, Celso viveu na França nos tumultuados anos de 1968, em plena efervescência estudantil na Europa. Lá ele teve contato com Jerzy Grotowski, na época completamente desconhecido no Brasil. Ao voltar para o nosso país, Nunes foi um primeiros diretores a colocar nos palcos brasileiros as ideias do encenador polonês.
Surgiram daí montagens que se tornaram marcos do teatro brasileiro, como O Interrogatório, de Peter Weiss; Equus, de Peter Shaffer; e A Viagem, de Carlos Queiroz Telles, a partir de Os Lusíadas, de Camões.
Logo após o assassinato do jornalista Vladimir Herzog nos porões do DOI-CODI, Celso Nunes teve a coragem de dirigir uma encenação histórica: A Patética, de João Ribeiro Chaves Neto, em que o caso Herzog era reproduzido, transportado para um ambiente circense.
No programa, Celso aborda todas esses trabalhos, bem como a sua infância pobre num bairro proletário de São Paulo, as suas experiências com Grotowski e o seu pensamento a respeito do teatro
O programa conta com depoimentos de Regina Duarte, Renata Sorrah, Ewerton de Castro, Clarice Herzog, Luiz Serra, Jefferson del Rios e outros.