Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
29/10/2016

Papo de Mãe fala sobre desfralde e outras questões ligadas ao xixi e cocô

Especialistas ensinam como prevenir bebês e crianças de possíveis doenças. A atração vai ao ar neste sábado (29/10), às 10h.
Papo de Mãe - Xixi e Cocô
Papo de Mãe - Xixi e Cocô

Apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, o Papo de Mãe desta semana discute um assunto completamente trivial, porém necessário para entender o funcionamento do corpo da criança, o xixi e cocô. O programa vai ao ar neste sábado (29/10), às 10h, na TV Cultura.

Poucas pessoas sabem, mas a partir do xixi e do cocô é possível avaliar como anda a saúde das crianças. Depois do quinto mês de gestação, o feto passa a fazer xixi dentro do útero da mãe. É nesta época que o aparelho urinário do bebê se desenvolve por completo.

Já com o cocô é diferente. Os bebês não defecam enquanto estão no útero. O que acontece no intestino do feto é a formação de mecônio, um líquido viscoso, pegajoso e esverdeado, cheio de ingredientes, que serão eliminados assim que o bebê nasce.

Porém, é bom ficar sempre em alerta, pois se o bebê eliminar o mecônio muito antes de nascer, pode sinalizar sofrimento fetal e medidas médicas urgentes devem ser tomadas.

Para falar sobre desfralde, enurese noturna, infecção urinária, prisão de ventre, diarreia, assaduras e questões que envolvem as necessidades fisiológicas dos bebês e das crianças, as apresentadoras recebem as mães Aline Coelho, autônoma; Luciene Costa, coordenadora de produtos; e Vanessa Lima, jornalista da Revista Crescer.

Além delas, os especialistas Dr. Leonardo Posternak, pediatra do Hospital Albert Einstein; Dra. Priscila Maximino, nutricionista infantil; e Larissa Fonseca, pedagoga e psicopedagoga, também discutem o assunto.

Por fim, Fernanda de Luca conhece uma mãe que optou por não colocar fralda nos bebês. E Letícia Bragaglia bate um papo com as pessoas nas ruas de São Paulo.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.