Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
04/10/2016

Walther Negrão relembra dificuldades e sucessos de sua carreira no Persona em Foco

Dramaturgo é o homenageado da próxima edição do programa, que vai ao ar na terça-feira (4/10), às 23h30, na TV Cultura.
Walther Negrão no Persona em Foco
Foto Jair Magri
Walther Negrão no Persona em Foco

O roteirista com maior número de novelas no horário das seis da Rede Globo, o dramaturgo Walther Negrão é o entrevistado da próxima edição do Persona em Foco, na terça-feira (4/10). O programa da TV Cultura, que conta ainda com a participação de duas figuras fortemente ligadas à televisão – o jornalista Flávio Ricco e o ator e dramaturgo Renato Modesto –, vai ao ar às 23h30, com apresentação de Atílio Bari.

Ainda aos 14 anos, Negrão ganhou dois presentes de seu pai: um jornal de classificados e um guia da cidade. Segundo ele, os presentes eram a maneira de procurar por um emprego e encontrar o local onde a possível empresa ficava. Mas não era em nenhum escritório que ele queria trabalhar. Após muito esforço do pai, teve o primeiro contato com o que realmente lhe chamava atenção: “Eu, quando vi aquela caixinha brilhar [a televisão], pensei ‘Ah, está aí um trabalho legal’”.

No Persona, Negrão conta sobre sua vinda para São Paulo, fator primordial para o seu envolvimento com a escrita e como roteirista. Ele explica as dificuldades financeiras que passou durante o período em que tinha acabado de se mudar para a cidade, e a generosidade recebida de outras pessoas com quem se relacionou, como Vida Alves e Geraldo Vietri, o que lhe possibilitou atingir seus objetivos e fazer parte do universo televisivo.

Ele também comenta sobre os trabalhos que realizou para a TV Tupi, TV Record, TV Bandeirantes e TV Globo, sucessos como Renúncia (1964), O Primeiro Amor (1972), Cinderela 77 (1977), Araguaia (2010) e Flor do Caribe (2013). Ademais, o dramaturgo relata como foi produzir durante a triste época da ditadura no Brasil, e como foi ter uma de suas obras numa versão mexicana.

A edição conta com depoimentos de grandes nomes como Vida Alves, Laura Cardoso, Fúlvio Stefanini, Flávio Migliaccio, Ronnie Von, Edson Celulari, Sérgio Mamberti e Malu Mader.