Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
02/10/2016

Júlio Medaglia traz Nelson Freire e Magda Tagliaferro em Concertos Matinais

Vivaldi, Dvorák, Mendelssohn e Scriabin também são alguns dos destaques do programa da TV Cultura, que vai ao ar neste domingo (2/10), ao meio-dia
Julio Medaglia
Foto Jair Magri
Julio Medaglia

No próximo domingo (2/10), o maestro Júlio Medaglia apresenta uma seleção com o melhor do repertório clássico na edição de Concertos Matinais, que vai ao ar ao meio-dia. O programa traz dois mestres do piano: Nelson Freire e Magda Tagliaferro. Ela, em uma gravação exclusiva da TV Cultura pouco antes de sua morte, em 1986.

O compositor Vivaldi, sacerdote italiano, abre a atração com um concerto para flauta e orquestra escrita para suas alunas. Em seguida, o tcheco Antonin Dvorák apresenta a Sinfonia do Novo Mundo, sua mais famosa composição e uma das mais executadas no mundo. Como curiosidade, Neil Armstrong, o 1º astronauta a pisar na Lua, levou consigo uma gravação dessa obra. Para ele, o novo mundo é a Lua.

Baseada num conto do poeta e dramaturgo francês Victor Hugo, a abertura sinfônica de Mendelssohn é outra bela apresentação, que precede Alexander Scriabin, um dos grandes nomes da música russa da virada do século 19 para o 20. Figura rebelde, de vanguarda em seu tempo, também era um apaixonado por Chopin, por quem se inspirou. E a obra escolhida para este programa é o Poema Op. 32 nº 1, com o pianista Nelson Freire.

Aleluia, escrita por Mozart em sua juventude, é interpretada pela jovem e promissora cantora Daniela Vega, participante do concurso Prelúdio, da TV Cultura.

Magda Tagliaferro, ícone do piano brasileiro, toca um Noturno do maior compositor para piano de todos os tempos, Frédéric Chopin. A gravação é exclusiva da TV Cultura, realizada pouco antes de sua morte, em 1989.

Concertos Matinais encerra com uma belíssima sinfonia do compositor belga César Franck: 1º movimento da Sinfonia em ré.

Serviço

Concertos Matinais

Domingo (2/10), ao meio-dia, na TV Cultura.