Metrópolis traz entrevistas inéditas com escritores da Flip
Cunha Jr. mostra as riquezas culturais da Feira Literária de Paraty 2016 no programa desta quinta-feira (14/7), às 23h30, na TV Cultura
O Metrópolis acompanhou a movimentação da Flip deste ano (Festa Literária de Paraty 2016), realizada entre 29 de junho e 3 de julho, na cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro. Nesta 14ª edição do evento internacional, que teve como homenageada a poeta Ana Cristina Cesar, Cunha Jr. traz o olhar do programa para falar sobre essa escritora, falecida aos 31 anos, em 1983. Esta edição especial vdo programa da TV Cultura vai ao ar na próxima quinta-feira (14/7), às 23h, na TV Cultura.
Em clima descontraído, o apresentador conversa com diversos escritores de diferentes estilos. Entre eles estão o mexicano Álvaro Enrigue, que fala sobre o despojamento de seu livro lançado nesta Flip, Morte Súbita. Outro é o escocês Irvine Welsh, autor de Trainspotting, romance pesado sobre usuários de heroína, de 1996. Nesta festa literária, ele lança A vida sexual das gêmeas siamesas, que trata do universo da malhação e faz uma sátira da sociedade obcecada pela imagem. Já o britânico Misha Glenny leva os resultados da investigação jornalística sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro em seu livro O dono do morro.
Nas ruas charmosas da cidade fluminense, a equipe do Metrópolis também ouviu poemas, presenciou uma roda entre três escritoras e ainda teve um papo intimista com o americano Benjamin Mozer, um aficionado por Clarice Lispector.
O Metrópolis é o único programa de cultura da TV aberta e está no ar há 28 anos. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, e aos domingos.