Jamil Chade fala da corrupção no esporte no Roda Viva Internacional
Correspondente do jornal O Estado de S. Paulo em Genebra, o premiado jornalista investigou desmandos no futebol após as prisões de dirigentes da FIFA no último ano. Inédito, o programa vai ao ar às 23h30, na TV Cultura
Nesta quinta-feira (23/2), o Roda Viva Internacional volta suas atenções para a corrupção no esporte mundial recebendo como entrevistado o jornalista Jamil Chade. Correspondente de O Estado de S. Paulo em Genebra, na Suíça, ele cobriu as prisões de dirigentes da FIFA em 2015 e, desde então, vem investigando as irregularidades na entidade. Apresentado por Augusto Nunes, o programa inédito vai ao ar às 23h30, na TV Cultura.
Em novembro do ano passado, o jornalista Jamil Chade lançou seu quarto livro, Política, Propina e Futebol, que narra esquemas de corrupção em algumas das principais organizações do futebol mundial, como a FIFA e a CBF. Além de acompanhar as investigações oficiais que resultaram na prisão de sete dirigentes da federação internacional, em junho de 2015, na Suíça, Jamil foi um dos poucos jornalistas esportivos a investigar a FIFA por conta própria, conseguindo publicar matérias que comprovavam irregularidades na instituição.
Ao longo de 15 anos atuando como correspondente de O Estado de S. Paulo na Europa, o jornalista participou de missões por mais de 65 países, acumulando reportagens premiadas e participações em diversas emissoras de tevê, como BBC e CNN. Em 2011 e 2013, foi eleito como o melhor correspondente brasileiro no exterior pelo Comunique-se. Jamil também é autor de O Mundo Não É Plano (2010); Rousseff (2011); e Copa Como Ela É (2014).
No programa, além de falar sobre a corrupção no esporte, ele também aborda temas como política internacional, escândalos envolvendo o sistema bancário suíço e outras coberturas das quais participou.
A bancada de entrevistadores do Roda Viva é composta por Helen Braun, apresentadora da rádio Jovem Pan; Roberto Lameirinhas, editor do caderno Internacional do jornal O Estado de S. Paulo; Vladir Lemos, apresentador e editor-chefe do programa Cartão Verde; Alexandre Salvador, editor de esportes da revista Veja; e André Kfouri, jornalista e apresentador da ESPN.