Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
06/12/2016

Persona Em Foco exibe os melhores momentos da segunda temporada

Tony Ramos, Lima Duarte, Maria Adelaide Amaral, Walther Negrão, Joana Fomm e João Acaiabe estão entre os artistas desta edição. Vai ao ar na terça-feira (6/12), às 23h30. Na TV Cultura
Persona Em Foco
Foto Jair Magri
Persona Em Foco

O Persona Em Foco desta terça-feira (6/12) traz alguns dos melhores trechos da segunda temporada, que contou com a presença de artistas que fazem parte da história do teatro brasileiro. A edição traz momentos das entrevistas com Lima Duarte, Maria Adelaide Amaral, Walther Negrão, Joana Fomm, João Acaiabe e Tony Ramos. O programa vai ao ar às 23h30, na TV Cultura, com apresentação de Atílio Bari.

Na atração, Lima Duarte, aos 86 anos, conta passagens de seus 68 anos de carreira. Foram 127 trabalhos realizados e vários papéis emblemáticos que entraram para a história do teatro, televisão e cinema brasileiros. Lima relembra sua infância no povoado de Nossa Senhora da Purificação do Desemboque e Santíssimo Sacramento, em Minas Gerais.

Outra personalidade da exibição, Maria Adelaide Amaral relembra passagens de sua trajetória de atriz, jornalista, escritora e dramaturga. Nascida em Portugal, conta que sua família se mudou para o Brasil por dificuldades financeiras. Aos 12 anos, chegou a São Paulo e instalou-se na Mooca, indo trabalhar numa fábrica de camisas. ‘‘Fui despedida dois meses depois por incompetência. Minha mãe me perguntou o que eu queria fazer. Disse que queria estudar. Como não tínhamos condições financeiras, fui ser bolsista no colégio de freiras”.

Walther Negrão conta sobre sua vinda para São Paulo, fator primordial para o seu envolvimento com a escrita e como roteirista. Ele explica as dificuldades financeiras que passou durante o período em que tinha acabado de se mudar para a cidade, e a generosidade recebida de outras pessoas com quem se relacionou, como Vida Alves e Geraldo Vietri, o que lhe possibilitou atingir seus objetivos e fazer parte do universo televisivo.

Registrada como sendo filha de seus tios e não dos pais sanguíneos, Joana Fomm comenta sobre sua infância, período em que ficou conhecida por “peixinho”, já que sempre, ao sair da escola, ia direto à praia do Rio de Janeiro, local em que morou durante muitos anos, nadar com os banhistas. Ela também relata que, para poder se tornar a atriz que queria, teve de manter o pé firme na decisão e provar aos pais num período de um ano que esta era realmente a escolha correta.

O artista João Acaiabe recorda sua infância em Espírito Santo do Pinhal (SP) e o início de carreira, aos 16 anos, como locutor de rádio em sua cidade natal. Ele conta que começou a se interessar por teatro devido ao circo que passava em sua cidade.

Tony Ramos construiu uma sólida carreira, reconhecida tanto pelos colegas de profissão como pelos muitos prêmios que recebeu ao longo de sua trajetória. Admirado pelo público e com trabalhos realizados no teatro, cinema e televisão, ele relembra momentos pontuais da infância marcada pela presença de suas duas educadoras: a mãe e a avó.