Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
15/11/2016

Juca de Oliveira fala do autoexílio com Gianfrancesco Guarnieri no Persona Em Foco

O ator, que ficou conhecido nacionalmente pelo seu papel na novela Nino, o Italianinho, é o convidado do programa da TV Cultura desta terça-feira (15/11), às 23h30
Juca de Oliveira no Persona em Foco
Foto Jair Magri
Juca de Oliveira no Persona em Foco

O ator e dramaturgo Juca de Oliveira é o convidado do próximo Persona em Foco, que será exibido nesta terça-feira (15/11), às 23h30, na TV Cultura. A apresentação é de Atílio Bari.

Na atração, que tem como entrevistadores os atores Karin Rodrigues e André Garolli, Juca de Oliveira, aos 81 anos de vida, conta passagens de seus mais de 60 anos de carreira. Dos cerca de 122 trabalhos realizados, muitos marcaram a história do teatro moderno brasileiro, da televisão e do cinema.

Nascido em São Roque, interior paulista, Juca conta como foi a reação de seu pai ao saber que ele tinha abandonado a faculdade de Direito para ingressar na Escola de Artes Dramáticas, de Alfredo Mesquita (EAD). Mas antes de concluir o curso, já trabalhava profissionalmente no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) em montagens emblemáticas como A Semente, O Pagador de Promessas e A Morte do Caixeiro Viajante. Lembra que também atuou no Teatro de Arena.

Em sua carreira, o ator ressalta a importância do diretor e amigo Antunes Filho, com quem fez diversos espetáculos, dentre eles A Cozinha e Júlio César.

Ao lembrar do golpe militar no Brasil, em 1964, que resultou na ditadura militar, Juca conta que ele e o ator Gianfrancesco Guarnieri optaram por um autoexílio na Bolívia.

Na televisão, o ator contabiliza mais de 44 novelas e minisséries produzidas pelas TV Tupi, TV Globo, Bandeirantes, SBT e Record. Ele relembra sua passagem pela Tupi, que o projetou como ídolo nacional em Nino, o Italianinho, e de seu personagem lendário João Gibão em Saramandaia, da TV Globo.

Na década de 80, Juca se firmou como autor depois do sucesso dos espetáculosBaixa Sociedade, Motel ParadisoeMeno Male. Em seu trabalho como dramaturgo, revela que sua inspiração vem do Brasil .

O programa ainda conta com depoimentos de amigos e profissionais que fizeram parte da vida e da carreira de Juca de Oliveira: Tony Ramos, Fulvio Stefanini, Bibi Ferreira, Antunes Filho, Joana Fomm, Aracy Balabanian, Hilton Have e Renata Pallottini.

Sobre o Persona em Foco

O programa Persona em Foco resgata a história de atores, diretores e autores que solidificaram os pilares das artes cênicas do Brasil. Por meio de entrevistas, a produção ainda traça um panorama do teatro e da televisão no País. Na atração, apresentada por Atílio Bari, com roteiro de Analy Alvarez, os artistas narram suas trajetórias e fazem revelações inéditas de momentos emocionantes ou cômicos. O Persona em Foco ainda é enriquecido por vídeos históricos, fotos e material de arquivos pessoais dos biografados. Há também depoimentos de amigos e colegas de trabalho.