Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
20/09/2016

Eva Wilma relembra sua trajetória no Persona em Foco

Atriz é homenageada no programa que vai ao ar nesta terça-feira (20/9), às 23h30, na TV Cultura.
Eva Wilva
Foto Jair Magri
Eva Wilva

A grande dama da dramaturgia, a atriz Eva Wilma é a entrevistada do Persona em Foco, que será exibido nesta terça-feira (20/9), às 23h30, na TV Cultura.


Com mais de 60 anos de carreira artística, Vivinha, como é conhecida pelos mais próximos, é atriz de teatro, cinema e televisão, e coleciona uma infinidade de reconhecimentos e uma grande lista de premiações. No programa, durante o bate-papo com a jornalista Regina Helena de Paiva Ramos e a escritora Edla Van Steen, a artista fala da sua trajetória, seu inicio como bailarina, o teste para um filme de Alfred Hitchcock e outras curiosidades de sua longa carreira de sucesso. O programa traz ainda trechos de suas peças, filmes e novelas, dentre eles algumas raridades que surpreenderam até a própria artista.


Eva relembra sua infância, fala sobre a época em que ingressou no Balé do IV Centenário e quando conheceu seu primeiro marido, John Herbert. Também comenta sobre sua primeira fala como atriz no filme Uma Pulga na Balança (1953).


Vivinha, na década de 50, decidiu trocar o balé pela carreira de atriz. Nesse período, fez três filmes, O Homem dos Papagaios, O Craque e A Sogra. No primeiro longa, conviveu com Procópio Ferreira.


A artista também lembra a época em que fazia Teatro de Arena; e de certa noite, em 1953, no TBC, quando o ator Renato Consorte a encontrou e disse que Cassiano Gabus Mendes queria levá-la para a televisão. O dramaturgo dirigiu Eva Wilma e John Herbert no programa Alô, Doçura!, que ficou no ar por mais de 10 anos.


A triste época da ditadura militar também ganha destaque nas lembranças de Eva Wilma, assim como sua atuação em novelas como Mulheres de Areia (1973/ TV Tupi); o fim do casamento com John Herbert e a paixão pelo ator Carlos Zara; e o teleteatro que fez na TV Cultura, em 1977, chamado O Gravador.

No programa, o agente artístico Sérgio D’ Antino conta que Eva Wilma foi a primeira presidente da Apetesp - Associação dos Produtores de Espetáculos. Já a atriz Regina Duarte e o diretor Antunes Filho, o ator Renato Borghi, emocionados, relembram histórias com Vivinha e dão depoimentos sobre a parceria com a atriz. Eva também fala da época em que fez a peça Querida Mamãe, na década de 90, com a atriz Eliane Giardini; e também presta uma homenagem ao ator José Wilker.


Apresentado por Atílio Bari, o programa Persona em Foco tem roteiro assinado por Analy Alvarez.