Zubin Mehta e os 75 anos da Filarmônica de Israel compõem a próxima edição do Clássicos
Programa da TV Cultura exibe concerto realizado em Tel Aviv, em 2011, neste sábado (20/8), às 21h30
A Filarmônica de Israel é uma das mais tradicionais orquestras do mundo e continua fazendo música da mais alta qualidade sob a batuta de seu regente titular, Zubin Mehta.Para celebrar seu 75º aniversário em 24 de dezembro de 2011, foi organizado um concerto no Hangar 11 do Porto de Tel Aviv (Israel). A orquestra teve as participações de alguns dos maiores solistas da atualidade: os violinistas Julian Rachlin e Vadim Repin e o pianista Evgeny Kissin.
O programa Clássicos da TV Cultura exibe essa apresentação no próximo sábado (20/8), às 21h30.
O Hangar 11 tem uma localização privilegiada na cidade de Tel Aviv, num ponto que reúne belas paisagens junto ao mar e uma ótima sala de concertos com todas as facilidades para espectadores e músicos.
A formação da Filarmônica de Israel teve enorme conotação política, já que foi fundada como Orquestra da Palestina pelo violinista Bronislaw Huberman, no momento em que músicos judeus eram expulsos e depois, fugitivos, da Europa.
Musicalmente falando, possui os naipes de cordas que são referência em todo o mundo e seus integrantes também figuram dentre os mais requisitados professores por alunos de todas as nacionalidades.
Clássicos – TV Cultura
Exibição: sábado, 20/8, às 21h30, na TV Cultura
75 Anos da Orquestra Filarmônica de Israel
Zubin Mehta, regente
Julian Rachlin e Vadim Repin, violinos
Evgeny Kissin, piano
Beethoven - Sinfonia No. 8
Saint-Saëns - Introdução e Rondo Capriccioso, Op.28
Soloista: Julian Rachlin
Chausson - Poema para violino e orquestra, Op.28
Soloista: Vadim Repin
Chopin - Concerto para Piano No. 1
Soloista: Evgeny Kissin