Música de Harry Potter e A Pedra Filosofal tem lugar no Concertos Matinais
Mozart e Beethoven também são destaques na edição do próximo domingo (31/7), às 12h, na TV Cultura
Sob o comando do maestro Júlio Medaglia, o programa Concertos Matinais deste domingo (31/7), às 12h, traz um repertório variado, que vai desde obras de Mozart e Beethoven até John Williams.
A edição inicia-se com a apresentação do 4° movimento da 7ª sinfonia de Ludwig van Beethoven com a Orquestra Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen. Em seguida, outro belíssimo concerto é o Quinteto para clarineta e cordas, em lá maior, Allegro (1º movimento), de Wolfgang Amadeus Mozart, com a orquestra Berlin Philharmonic Octet. Dando continuidade ao programa, Medaglia anuncia a Hallé Orchestra de Manchester, que toca Richard Wagner com a 1° parte de Lohengrin, música que reflete a maturidade das ideias desse grande compositor do teatro musicado alemão, estreada em 1850.
Ainda no mesmo bloco, a melodia para cinema é o destaque. Na década de 1970, John Williams, um músico dos estúdios de Hollywood, começou a escrever para grandes orquestras e foi um sucesso, incluindo a composição para um dos maiores filmes de todos os tempos, Harry Potter e A Pedra Filosoal. A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), toca, então, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Hedwig's Theme.
Ainda nesta edição, uma apresentação feita no Teatro Cultura Artística, em São Paulo, regida por Krzystof Penderecki, grande compositor contemporâneo, com participação da orquestra de cordas de Vilna (capital da Lituânia), Vilnius Festival Orchestra. No programa, Serenata para cordas, em mi maior, Opus 22 - Menuetto: Allegro con moto. Trio (2º movimento), de Antonín Dvorák.
E, para finalizar, o vencedor do Prelúdio 2006. Rodrigo Monteiro, violinista, retorna da França, local onde aprendeu muita música, e apresenta o 3° movimento do Concerto em sol menor de Max Brunch, Op. 26.
CONCERTOS MATINAIS 37 / 31.07.2016, 12h
Ludwig van Beethoven, Sinfonia n.°7 em Lá Maior, Op. 92, Allegro con brio (4º movimento)
Orquestra Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen
Paavo Järvi, regente
Sala São Paulo - 2013
Wolfgang Amadeus Mozart, Quinteto para clarineta e cordas, em lá maior, Allegro (1º movimento)
Berlin Philharmonic Octet
Sala São Paulo - 2011
Richard Wagner, Prelúdio do 1º Ato de Lohengrin
Hallé Orchestra, Manchester
Sir Mark Elder, diretor musical
Sala São Paulo, 2008
John Williams – Harry Potter e a Pedra Filosofal, Hedwig's Theme
Osb / Trilha de Cinema
Roberto Minczuk, regente
Sala São Paulo – 2014
Antonín Dvorák Serenata para cordas, em mi maior, Opus 22 - Menuetto: Allegro con moto. Trio (2º movimento)
Vilnius Festival Orchestra
Krzysztof Penderecki, regente
Teatro Cultura Artística - 2008
Max Bruch, Concerto em sol menor, Op. 26, (3º movimento)
Prelúdio 2006/ Vencedor
Julio Medaglia, regente
Rodrigo Monteiro Braga, violino