Fundação Padre Anchieta

FAQ

Sobre a FPA

Qual a missão e atividades da Fundação Padre Anchieta?

A Fundação Padre Anchieta - Centro Paulista de Rádio e TV Educativa foi criada em 1967 por Lei Estadual nº 9.849, de 26 de setembro de 1967. É sua missão, contribuir para a formação crítica do homem para o pleno exercício da cidadania. Faz parte desta missão a distribuição de conteúdos informativos, educacionais e culturais, por meio da produção, geração e incentivo à realização de produtos para televisão, rádio e web.

A FPA é mantenedora de um complexo de mídia eletrônica assim composto: TV Cultura, Rádios Cultura FM e Cultura Brasil e o MultiCultura. É parceira na operação do canal digital TV Univesp e distribui conteúdo infantil pelo canal "TV Rá Tim Bum!" por meio de operadoras de TV por assinatura. A Fundação também pode atuar na produção de conteúdos multimídia para terceiros graças à sua expertise nas áreas educativa e cultural.

Qual a natureza jurídica da Fundação Padre Anchieta?

A Fundação Padre Anchieta - Centro Paulista de Rádio e Televisão Educativas, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia jurídica, administrativa e financeira e plena gestão dos seus bens e recursos, rege-se por seus atos constitutivos e por seu Estatuto.

Quem administra e controla a FPA?

A FPA é administrada por uma Diretoria Executiva indicada e apoiada por seu Conselho Curador, órgão máximo da instituição. O Conselho Curador tem 47 membros: 3 vitalícios; 20 natos (representantes de entidades como Universidades, institutos de pesquisa, entidades culturais, poderes Legislativo e Executivo, etc), 23 eleitos com mandatos de 3 anos, renovados anualmente em grupos de 7; e 1 representante dos funcionários.

Acesse o Estatuto, no link:

https://tvcultura.com.br/upload/fpa/sic/20180423132118_20180219-novo-estatuto-fpa-registro18-04-2018.pdf?file=estatuto

Qual a relação entre a FPA e a Secretaria de Cultura do Estado de SP?

A Instituição é vinculada à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo conforme DEC nº 56.635 de 1/1/2011.

Quais as fontes de recursos para manutenção e produção?

A Fundação Padre Anchieta recebe dotação orçamentária do Governo do Estado de São Paulo. Seu orçamento é complementado por captação própria através da negociação de patrocínios, venda e licenciamento de produtos, prestação de serviços técnicos e especializados, bem como, pela distribuição de conteúdos da grade da TV Cultura e da TV Rá Tim Bum!.

Quais as datas do início de operação das emissoras da FPA?

TV Cultura: A transmissão inaugural aconteceu em 15 de junho de 1969. O lançamento de sua programação regular deu-se em 16 de junho de 1969.
Hoje a TV Cultura é referência nacional entre as tevês educativas por seus programas inovadores, muitos deles premiados internacionalmente, e pela revelação de novos talentos. A emissora é reconhecida pela atenção dedicada à criança, graças à oferta ampla e qualificada de conteúdos para o público infantil, ancorados por renomadas produções próprias de entretenimento educativo cultural. No segmento de informação a emissora desenvolve programas jornalísticos com padrão e enfoque diferenciados, propondo formatos de cunho analítico e explicativo que oferecem aos telespectadores uma visão crítica, ampla e diversificada dos grandes temas da sociedade. Seus programas de arte e cultura promovem a expressão da diversidade cultural do País, além aproximar o público brasileiro das melhores produções internacionais.

TV Rá Tim Bum: Em 2004, a Fundação Padre Anchieta lançou a TV Rá Tim Bum!, um produto inovador que trouxe uma programação totalmente voltada para o público infantil e 100% nacional para distribuição pelas operadoras de TV por assinatura. Seu conteúdo está presente nas principais operadoras do país, auferindo recursos complementares ao orçamento da FPA.

Canal MultiCultura: Iniciou em operação experimental em 2009. Com transmissão totalmente em HD para a grande São Paulo é o difusor do rico acervo audiovisual da FPA, acumulado ao longo de mais de quatro décadas. Saiba mais no sítio http://multicultura.cmais.com.br/

Rádio Cultura Brasil: Início de transmissão em 1970 como Rádio Cultura AM e antena localizada no Parque Novo Mundo, zona norte de São Paulo. Opera como Rádio Cultura Brasil desde 2008 na faixa OM 1200 kHz, continuando com sua programação dedicada à música brasileira. Seu sistema Irradiante está localizado no bairro de Guarapiranga em São Paulo. Atualmente, transmite também pela internet desde 1999.

Rádio Cultura FM: Em 11 de julho de 1973, a Rádio Cultura FM iniciou transmissão segmentada para a difusão de repertório musical erudito. Transmite também pela internet desde 1999.

Univesp TV: é canal digital aberto operado pela TV Cultura e exclusivamente dedicado à parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp. No ar desde 26 de agosto de 2009, o canal dá apoio aos cursos em andamento e oferece conteúdo de qualidade para a sociedade de uma forma geral. A Univesp TV é sintonizada no canal 2.2 da multiprogramação da TV Cultura. Acesse para acompanhar as novidades, cursos disponíveis e saber mais: http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/

Qual o endereço dos estúdios das emissoras da FPA?

Fundação Padre Anchieta

Centro Paulista de Rádio e TV Educativas

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Água Branca

São Paulo - SP - CEP 05036-900

A FPA patrocina projetos sociais de terceiros?

Não. Os recursos financeiros da Fundação Padre Anchieta advindos do Estado, de doações ou de parcerias comerciais ou oficiais são voltados exclusivamente para sua atividade fim: produção para rádio, tv e web. É também uma Instituição que recorre ao mercado em busca de captação de recursos complementares para viabilizar sua própria produção e programação.

CONTATOS E PARCERIAS

Como obter contato de área, programa ou funcionário?

Se for ouvinte ou telespectador, utilize sempre o formulário de contato: https://fpa.com.br/centralderelacionamento/

Os programas não possuem e-mail e a Central de Relacionamento não fornece e-mails e ramais pessoais.

Caso queira fazer algum contato profissional ligue para o PABX (55) 11 2182.3000.
Em caso de dúvida escreva no formulário da Central de Relacionamento. Nós encaminharemos apropriadamente.

Quero ser fornecedor de produtos e/ou serviço para a FPA

Se você é fornecedor de produtos, serviços ou insumos, deve acessar inicialmente as informações fornecidas por nossa Área de Suprimentos. Busque por Orientações aos Fornecedores e Regulamento de Compras e Contratos, no link:

https://tvcultura.com.br/upload/fpa/sic/20190724132548_20190723-novo-regulamentodecompras-30-03-2016.pdf

Para informações complementares, entre em contato com o e-mail: compras@tvcultura.com.br

Como ser parceiro comercial de programas das emissoras?

A FPA tem uma área específica de captação de recursos junto ao mercado, que também é responsável pelo atendimento, orientação e viabilização de patrocínios direcionados à realização suas produções audiovisuais.

Empresas interessadas em apoiar programas de nossas emissoras podem acessar a área de CAPTAÇÃO neste site, no link:

https://fpa.com.br/comercial/

Quem autoriza uso de marcas e personagens da TV Cultura?

A Fundação Padre Anchieta negocia suas marcas por meio de contratos de licenciamento. Para saber mais sobre nossa Política de Licenciamento ou para comunicar uso indevido ou irregularidades que envolvam nossas marcas, entre em contato com a Gerência de Licenciamento de Conteúdo e Marcas. Informe-se sobre lista de ramais da área pelo PABX (11) 2182.3000.


TV CULTURA

Quero falar com a produção responsável por um programa

As equipes de produção nem sempre estão disponíveis para atendimento e algumas equipes parceiras não atuam em nossa sede. Assim sendo, a melhor maneira para enviar sua manifestação, seja de elogio, crítica ou sugestão, é utilizar a Central de Relacionamento. Acesse, o formulário:

https://fpa.com.br/centralderelacionamento

Quero sugerir um assunto ou a participação alguém em um programa

As produções recebem sugestões do público para avaliação. Fica a critério dos diretores e editores dos programas acatar, ou não, essas sugestões. Considera-se a viabilidade de execução, interesse ou oportunidade da ideia.

Para encaminhar sua sugestão para a produção de algum programa, utilize o formulário disponível na página da Central de Relacionamento e indique o nome do programa de interesse.

https://fpa.com.br/centralderelacionamento

Quero adquirir cópia de um programa

Não é possível adquirir uma cópia em mídia física (DVD, pen drive ou outro), mas diversos programas da grade estão disponíveis no aplicativo Cultura Play e no canal youtube.com/tvcultura, tais como: Roda Viva, Prelúdio, Cultura Livre, Provoca, Persona, Exponencial, Entrelinhas e os concertos da Brasil Jazz Sinfônica.

Os infantis Quintal da Cultura e Cocoricó, além de produções mais antigas, como o Sr. Brasil e Viola, Minha Viola também fazem parte dessa lista. Para acessar outros programas do acervo, é preciso enviar um e-mail para: acervo@tvcultura.com.br

Como acessar os programas da TV Cultura ao vivo pela internet?

No menu superior horizontal do portal TV Cultura você encontra o item AO VIVO, que dá acesso ao endereço https://cultura.uol.com.br/aovivo/ onde você encontrará o player com a mesma programação da TV ao vivo.

No Aplicativo Cultura Play, logo que iniciar você encontra um botão AO VIVO na página inicial.

Como acessar os programas da TV Cultura on demand?

Alguns programas da TV Cultura estão disponíveis no Aplicativo Cultura Play e pelos canais do Youtube:

https://www.youtube.com/@TVCultura

Os programas realizados pela TV Cultura, especialmente os jornalísticos e musicais, publicam a íntegra de cada edição no Aplicativo Cultura Play, e nos canais da TV Cultura, no Youtube, para que o internauta acesse a qualquer momento. Programas anteriores ao advento da internet ou produzidos por terceiros e estrangeiros não são disponibilizados, pois existem restrições legais. É o caso de séries, desenhos, filmes e documentários.

ATENÇÃO: Não é possível fazer transferências destes conteúdos para seu computador, nem enviar através de e-mails ou outro meio de transferência eletrônica.

Por que não é transmitida toda programação da TV Cultura online?

A nossa grade de programação é constituída de programas produzidos pela TV Cultura SP, realizados e gerados por outras emissoras educativas do país e do exterior ou assinados por produtoras privadas nacionais e internacionais. Portanto, nossa programação está atrelada a uma série contratos, que não contemplam, necessariamente, os direitos de veiculação pela internet.

Em nosso site, são disponibilizados aos internautas apenas episódios ou edições dos programas produzidos e realizados pela TV Cultura, podendo haver alguma restrição em casos que envolvam direitos de autor, de imagem ou de arena (jogos, espetáculos musicais e de dramaturgia).


RÁDIO CULTURA FM

Como sintonizar a Cultura FM?

A Rádio Cultura FM opera na frequência de 103,3 MHz e com cobertura limitada à Grande São Paulo. Nas cidades próximas a São Paulo, a emissora tem abrangência restrita, podendo, por vezes, ser sintonizada em regiões de condições topográficas favoráveis e sem a presença de emissoras próximas da nossa frequência. Por isso, recomendamos aos ouvintes as seguintes opções de escuta:
1. Pelo uso do aplicativo Controle Remoto para acompanhar sua programação. Acesse: https://cultura.uol.com.br/controle-remoto-radio/culturafm/
2. Pelo aplicativo CULTURA PLAY, disponível gratuitamente na loja de aplicativo de sua preferência, nas versões Android e iOS
3. Confira, no item INFORMAÇÕES SOBRE SINTONIA de Perguntas Frequentes, como sintonizar a emissora pelo Satélite Brasil Sat B4 (digital)
4. Temos também disponível nosso sinal para assinantes da Claro TV

Como denunciar interferência no sinal da Cultura FM de São Paulo?

O ouvinte pode usar o serviço Fale Conosco da Central de Relacionamento da FPA para informar os dados completos (nome, frequência e endereço) da emissora que interfere nas frequências de nossas emissoras.

https://fpa.com.br/centralderelacionamento

Além disso, o cidadão pode reforçar nossas medidas denunciando a prática da radiodifusão ilegal em qualquer modalidade.

Faça sua denúncia sobre a prática da radiodifusão ilegal para a ANATEL e para o MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES.

Quero adquirir de CD de músicas transmitidas na FM

A Rádio Cultura FM não tem direito de venda de mídia original, nem de cópias em nenhuma mídia eletrônica (CDs ou DVDs) das músicas ou programas transmitidos em sua programação.

RÁDIO CULTURA BRASIL

Como sintonizar a Cultura Brasil fora da Grande São Paulo?

A Rádio Cultura Brasil opera em ondas médias em 1.200 kHz. Desde 07 de maio de 2021, a mesma programação é transmitida simultaneamente em frequência modulada (77,9 MHz). Em ambos os casos a cobertura é limitada à Grande São Paulo. Por isso, recomendamos aos ouvintes as seguintes opções de escuta:

1. Pelo uso do aplicativo Controle Remoto para acompanhar sua programação. Acesse:

https://cultura.uol.com.br/controle-remoto-radio/culturabrasil/

2. Pelo aplicativo CULTURA PLAY, disponível gratuitamente na loja de aplicativo de sua preferência, nas versões Android e iOS

3. Confira, no item INFORMAÇÕES SOBRE SINTONIA de Perguntas Frequentes, como sintonizar a emissora pelo Satélite Brasil Sat B4 (digital)

4. Temos também disponível nosso sinal para assinantes da Claro TV

Por que a sintonia da Cultura Brasil (em ondas médias – AM) é instável no carro?

R.: Hoje o sinal em Amplitude Modulada - AM ou OM (ondas médias) é muito prejudicado por interferências e estática gerada pela enorme quantidade de equipamentos, antenas e redes eletrônicas existentes nas metrópoles. Por esta razão, quando nos movimentamos pela cidade encontramos áreas com maior ou menor interferência no sinal das emissoras de rádio que operam em AM. A Rádio Cultura Brasil, 1200 kHz tem cobertura limitada às regiões da Grande São Paulo.

Por que o meu aparelho de rádio (de casa ou/do carro) não tem a frequência 77,9 MHz?

Antigamente a faixa de radiofrequência determinada pela ANATEL para uso pelas emissoras em suas transmissões, ia de 87,7 a 107,9 MHz. Com o fim da TV analógica, a faixa de radiofrequência utilizada pelas emissoras de TV foi ocupada pelo rádio, sendo conhecida popularmente como “FM estendida”, de 76,1 a 87,5 MHz. Assim foi possível as emissoras que operam em AM passar a transmitir o mesmo sinal também em FM. Porém os aparelhos de rádios antigos não tem no seu dial essa “banda estendida”. Isso só se tornou obrigatório a partir de 2019. Atualmente os aparelhos de rádio fabricados no Brasil captam o sinal de todas as emissoras que operam em FM, de 76,1 a 107,9 MHz.

INFORMAÇÕES SOBRE SINTONIA e REDE DE AFILIADAS

A TV Cultura tem uma rede de emissoras em todo estado de São Paulo?

A concessão da TV Cultura tem abrangência estadual como emissora aberta. Para tanto, a emissora mantém uma rede de retransmissoras regionais em São Paulo e estabelece convênios com emissoras privadas do estado para transmissão, total ou parcial, de sua programação. Para saber mais, acesse no menu superior o botão Emissoras seguido do item Rede de Afiliadas.

A TV Cultura tem rede nacional?

A TV Cultura disponibiliza a sua programação para emissoras educativas de outros estados através de acordos de filiação. Estas emissoras organizam a sua grade com programas locais intercalados com atrações geradas pela TV Cultura de São Paulo de acordo com o contrato firmado. A Diretoria de Rede é responsável pelos negócios relacionados à expansão e política de rede da TV Cultura.

Como sintonizar a TV Cultura Digital em São Paulo?

A transmissão da TV Digital no Brasil foi inaugurada no dia 2 de dezembro de 2007 em São Paulo e, desde esta data, a TV Cultura transmite sua programação no formato Digital, padrão ISDBT-b, no canal 24 UHF. Uma das características da TV Digital é a multiprogramação, que consiste em transmitir no mesmo canal, duas ou mais programações diferentes, além da transmissão destinada apenas para as recepções móveis (celulares) que é chamada de One Seg (um segmento). A TV Cultura transmite além da sua programação normal em HD e One Seg, o sinal da TV UNIVESP e da MULTICULTURA.

As emissoras fazem uso do chamado canal virtual, que é o número do canal que vai ser mostrado quando a emissora for sintonizada em sua residência. Por exemplo: A TV Cultura transmite no canal 24, porém utiliza o canal virtual 2. Ou seja, quando seu televisor ou set-top-box concluir a busca de canais, vai exibir a TV Cultura no canal 2.

Devido a Multiprogramação, o canal virtual é exibido indicando qual serviço está sendo sintonizado. Em nossa transmissão, esta configuração é:


- 02.1 TV Cultura - 02 = canal virtual; 1 = primeiro serviço

- 02.2 TV Univesp - 02 = canal virtual; 2 = segundo serviço

- 02.3 Multicultura - 02 = canal virtual; 3 = terceiro serviço

Para receber este canal o telespectador deve possuir um sistema de recepção compatível com a transmissão digital, que pode ser um set-top-box ou um televisor já no padrão de recepção de TV Digital (ISDBT-b). Nos dois casos, há a necessidade de ter uma antena de UHF conectada ao aparelho receptor, orientada para a torre de transmissão. Geralmente é necessário fazer uma "busca de canais digitais" quando ligar a televisão ou set-top-box, pela primeira vez. Esta "busca" é normalmente encontrada no Menu de configurações dos aparelhos.

As transmissões para celulares (One seg) possui uma configuração diferenciada até pela necessidade de ter uma maior robustez, já que o telespectador estará em movimento quando estiver recebendo este sinal, o que vai lhe garantir uma recepção sem problemas durante todo seu trajeto. Também neste caso é necessário realizar uma "busca de canais digitais" quando ligar o aparelho pela primeira vez. A partir disso, toda e qualquer mudança de configuração que for realizada na emissora é automaticamente atualizada no aparelho receptor.


Dados técnicos do Satélite Brasilsat B4 - Recepção Digital

Orientações para a sintonia para o satélite StarOne D2

Estamos operando no StarOne D2 com os seguintes parâmetros:

Posição orbital: 70° W


Polarização: Horizontal

Freqüência: 3830 MHz

Modulação: DVB S2 8PSK

Symbol Rate : 13333 MBits

FEC: 5/6


TABELA DOS PIDs Serviço

SERVIÇO

COD.

CANAL

PID DECIMAL

VÍDEO

AUDIO 1

AUDIO 2

PCR

PMT

1

MPEG 1

CULTURA BRASIL

-

120

-

110

100

2

MPEG 1

CULTURA FM

-

121

-

210

200

3

MPEG 4

SPNET HD

310

320

-

305

300

4

MPEG 2

CULTURA SD

410

420

421

410

400

5

MPEG 2

RÁ-TIM-BUM

510

520

521

510

500

59232

MPEG 4

CULTURA HD

610

620

621

605

600

59233

MPEG 4

UNIVESP

710

720

721

705

700

59234

MPEG 4

MULTICULTURA

810

820

821

805

800

59256

MPEG 4

ONE SEG

910

920

921

905

8136

10

MPEG 4

RTB HD

1010

1020

1021

1010

1000

11

HE-AAC

CULT AAC

-

1120

1121

1100

1105


Contato para informações adicionais

Rede do interior

Telefone: (11) 2182.3378; (11) 2182.3103

Setor de Projetos Técnicos

Telefones 2182.3339


Estações Retransmissoras no Estado de São Paulo: 212

Informações para profissionais de Rádio Frequência:

Setor de Rede de Rádio Frequência (RF):

Telefones 2182.3342 ou 2182.3330


Setor de Projetos Técnicos:

Telefones 2182.3337 ou 2182.3339