Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
12/01/2017

Especial do Cartão Verde relembra 40 anos do primeiro título brasileiro do São Paulo

Inédito, o programa desta quinta-feira (12/1) recebe o ex-goleiro Valdir Peres e o ex-ponta-esquerda Zé Sérgio, protagonistas da conquista, para falar sobre o feito. A atração vai ao ar às 22h, na TV Cultura
Time do Cartão Verde
Jair Magri
Time do Cartão Verde

Em 2017, duas importantes conquistas do futebol paulista completam 40 anos: o primeiro Campeonato Brasileiro do São Paulo e o Campeonato Paulista de 1977, que encerrou o jejum de quase 23 anos sem títulos do Corinthians. Por isso, nas próximas edições, o Cartão Verde leva ao ar especiais inéditos com ídolos dos clubes relembrando as conquistas.

O primeiro programa, que vai ao ar nesta quinta-feira (12/1), às 22h, recebe o ex-goleiro Valdir Peres e o ex-ponta-esquerda Zé Sérgio para relembrar o Campeonato Brasileiro de 1977, o primeiro título nacional do São Paulo Futebol Clube.

Protagonistas da conquista, os dois falam sobre a final do campeonato, disputada contra o Atlético-MG, no Mineirão. Tido como a zebra da competição, o São Paulo chegou à decisão em desvantagem: por ter a melhor campanha acumulada nas fases anteriores, o time mineiro disputaria a final com um jogo único em casa. No entanto, o Tricolor obteve melhor desempenho em campo e, após um empate sem gols no tempo regulamentar, conquistou seu primeiro título nacional vencendo a disputa de pênaltis por 3 a 2.

Outro destaque do especial é a terceira fase da competição, que antecedeu a grande final. Durante o programa, Valdir e Zé Sérgio acompanham imagens de todas as partidas, resgatadas do acervo na TV Cultura, e comentam cada passo rumo ao feito inédito.

O Cartão Verde, que conta com a apresentação de Vladir Lemos e comentários de Celso Unzelte, Roberto Rivellino e Vitor Birner, é transmitido todas as quintas-feiras, às 22h, na TV Cultura, e está no ar desde 1993.