Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
06/01/2016

Mario Prata ocupa o centro do Roda Viva

Escritor fala de seu último lançamento e de outras obras de sua autoria. Programa inédito vai ao ar na segunda-feira (11/1), às 22h, na TV Cultura
Mario Prata no Roda Viva
Jair Magri
Mario Prata no Roda Viva

Na próxima segunda-feira (11/1), o Roda Viva exibe uma entrevista inédita com o escritor, dramaturgo e jornalista Mario Prata, que fala de suas obras, principalmente de seu último lançamento, em 2015. O programa da TV Cultura vai ao ar às 22h, com apresentação de Augusto Nunes.

Em Mario Prata Entrevista Uns Brasileiros, título de seu último livro, o escritor simula diálogos com personalidades já mortas como Dom Pedro I, Marquesa de Santos, Dona Maria, a Louca e Pedro Álvares Cabral. Com seu senso de humor, Prata desenvolve conversas inusitadas, como a que teve com o descobridor do Brasil, quando ele pergunta a Cabral sobre a placa que Paulo Maluf deixou em sua homenagem, em cima de seu túmulo. Ela existe de verdade e lá está escrito “Ao descobridor do Brasil, uma homenagem do Paulo Maluf”.

O entrevistado também fala de suas outras obras e da carreira na dramaturgia.

Mineiro de Uberaba, Mario Prata viveu boa parte da infância e adolescência em Lins, interior de São Paulo. Em mais de 50 anos de escrita, tem no currículo três mil crônicas e cerca de 80 títulos publicados, entre romances, livros de contos, roteiros e peças teatrais. Recebeu 18 prêmios nacionais e estrangeiros, com obras reconhecidas no cinema, literatura, teatro e televisão. Marcou gerações com novelas como Estúpido Cupido e Sem Lenço, Sem Documento. É autor, entre outros, dos livros Diário de um magro, Minhas mulheres e meus homens, Os anjos de Badaró (primeiro romance brasileiro escrito online, com a participação dos leitores), Minhas tudo e Os viúvos.

Esta edição do Roda Viva conta com a seguinte bancada: Reinaldo Moraes, escritor e roteirista; Matthew Shirts, coordenador editorial do site Planeta Sustentável; Antonio Prata, escritor e colunista do jornal Folha de S.Paulo; Guilherme Evelin, editor-executivo da revista Época; e Ilan Brenman, escritor.O cartunista Paulo Caruso também participa com suas charges.