Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
22/03/2016

Pedro Malan, Bresser Pereira e Pedro Parente explicam as crises vividas pelo país em Economia Brasileira

Nesta quarta-feira (23/3), às 22h, a TV Cultura leva ao ar o episódio De 1973 a 1986 – Tropeços e Crises; na quinta-feira (24), no mesmo horário, o ex-ministro Bresser Pereira ajuda a contar a história do Plano Cruzado e Reformas, de 1986 a 1987
Malan
Divulgação
Malan

A série Economia Brasileira – A história contada por quem a fez, exibida pela TV Cultura, mostra as experiências de personalidades da esfera política e econômica que já estiveram na condução de importantes setores do País. Na quarta-feira (23/3) será exibido o quinto episódio, Tropeços e Crises. Na quinta-feira (24) irá ao ar o sexto episódio, Plano Cruzado e Reformas. Ambos às 22h.

Quarta-feira (23)

O episódio Tropeços e Crises abrange o período de 1973 a 1986 e desvenda como as escolhas do “milagre econômico” acarretaram graves problemas. As crises do petróleo de 1973 e 1979 chacoalharam o mundo. O Brasil, com imensos projetos, continuou se endividando até quebrar e viver a “crise da dívida externa”, e a alta inflação. Narram em primeira pessoa os então ministros Delfim Neto e Ernane Galvêas, além de Sérgio Amaral e Pedro Malan, negociadores da dívida.

Quinta-feira (24)

O episódio desta edição, 1986 a 1987 – Plano Cruzado e Reformas, conta a história sobre o conjunto de medidas econômicas e a reforma monetária lançada na época. O Cruzado, primeiro plano de estabilização da economia, levou a inflação a zero, legitimando o primeiro presidente pós-redemocratização. Assim, permitiu reformas que acarretaram melhor organização das contas públicas, que eram caóticas. Para explicar os fatos ocorridos nesse período, estão o presidente José Sarney, os ministros Bresser Pereira e Maílson da Nóbrega, Ronaldo Costa Couto, além de Pedro Parente.