Fundação Padre Anchieta

Imprensa

Contato alebarbosa@tvcultura.com.br
01/03/2016

Museu Nacional de Belas Artes é o destaque do Conhecendo Museus

Conhecendo Museus
TV Cultura
Conhecendo Museus

Nesta quinta-feira (3/3), a TV Cultura leva ao ar mais uma edição de Conhecendo Museus, que vai apresentar o Museu Nacional de Belas Artes, abrigado no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. O programa inédito vai ao ar à 00h30, na TV Cultura.

O Museu Nacional de Belas Artes foi projetado em 1908 pelo arquiteto Adolfo Morales de los Rios, para sediar a Escola Nacional de Belas Artes, herdeira da Academia Imperial de Belas Artes. Foi construído durante as modernizações urbanísticas realizadas pelo prefeito Pereira Passos na então capital federal.

Criado oficialmente em 1937 por decreto do presidente Getúlio Vargas, o Museu Nacional de Belas Artes conjugou a ocupação do prédio com a Escola Nacional de Belas Artes (EBA) até 1976, quando esta foi deslocada para a ilha do Fundão. Nesse mesmo ano, com a criação da Fundação Nacional de Arte (Funarte), houve novo compartilhamento.

O acervo do museu teve origem no conjunto de obras de arte trazido por D. João VI de Portugal, em 1808, ampliado alguns anos mais tarde com a coleção reunida por Joachin Lebreton, que chefiou a chamada missão artística francesa, formando a mais importante pinacoteca do país. Este núcleo original foi enriquecido com importantes incorporações ao longo do século XIX e início do século XX.

A série Conhecendo Museus conta a história de 52 museus brasileiros e revela detalhes da vida de personagens singulares e notórios. Com a proposta de manter um diálogo direto com o público, a visita aos museus é guiada pela câmera, que percorre, assim como o visitante, todos os seus espaços.