Fundação Padre Anchieta

CONSELHO CURADOR

Conselheiros – Conselho Atual

Os membros do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta realizam um trabalho silencioso, voluntário, e de significativa relevância para a transformação cultural da nossa sociedade. Um trabalho que demanda, acima de tudo, vocação. Nele, estão presentes pessoas que representam a base artística e cultural brasileira.

Augusto Rodrigues Presidente >
Augusto Rodrigues Formado em Sociologia, pela Universidade de São Paulo, é mestre em Ciência Política, pela Unicamp. Em sua carreira empresarial, esteve à frente das Diretorias de Recursos Humanos e de Comunicação e Relações Institucionais da CPFL Energia, época em que liderou a criação do Espaço Cultural CPFL, hoje Instituto CPFL, e seus programas Café Filosófico e a Invenção do Contemporâneo, ambos veiculados semanalmente na TV Cultura. Ativista cultural e forte atuante no tema da sustentabilidade, foi membro da diretoria do Comitê Brasileiro do Global Compact, da ONU, e integrante do Conselho Consultivo do Instituto Ethos. Atualmente, é membro do Conselho da Orquestra Sinfônica de São Paulo – OSESP, do Conselho Científico e Cultural do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp, além de presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta e presidente do Centro de Memória da Eletricidade, entidade cultural instituída por iniciativa da Eletrobras e mantida por empresas do setor elétrico brasileiro.
Jorge da Cunha Lima Vice-Presidente >
Jorge da Cunha Lima Escritor, poeta e romancista. Formado em Direito e Jornalismo pela USP. Foi presidente da Fundação Casper Líbero e da TV Cultura, tendo recebido da UNESCO o Prix Camera pela maior contribuição mundial na comunicação jornalística de televisão. Atualmente é presidente da Asociación de las Televisiones Educativas y Culturales Iberoamericanas e vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.
Alexandre Schneider Secretário Municipal de Educação >
Alexandre Schneider Secretário Municipal de Educação de São Paulo. É mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em sua carreira pública, foi responsável pelo desenvolvimento e implantação do primeiro sistema de georreferenciamento criminal do Brasil, utilizado até hoje no combate ao crime do Estado de São Paulo.
Andre Sturm Secretário Municipal de Cultura >
Andre Sturm Cineasta e ativista cultural, atual secretário da Cultura do prefeito João Doria e ex-diretor do MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Foi responsável pela reabertura do Cine Belas Artes, uma das salas de exibição mais tradicionais de São Paulo. Formado em Administração, também é presidente do programa de exportação de filmes brasileiros financiado pela APEX.
Belisário Santos Jr. Membro eletivo >
Belisário Santos Jr. Advogado formado pela Universidade de São Paulo, onde também concluiu seu mestrado em Legislação Penal Especial. Foi presidente da Associação de Advogados Latino-Americanos pela Defesa dos Direitos Humanos e Secretário de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Hoje é membro da Comissão Internacional de Juristas e diretor do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados.
Benedito Guimarães Aguiar Neto Reitor da Universidade Mackenzie >
Benedito Guimarães Aguiar Neto Reitor da Universidade Mackenzie. Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado em Engenharia Elétrica pela Technische Universität Berlin e pós-doutorado pela University of Washington. Em 2013 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelo Gordon College. Atualmente também é presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).
Bernardete Angelina Gatti Presidente do Conselho Estadual de Educação >
Bernardete Angelina Gatti Graduada em Pedagogia pela USP, tem doutorado pela Université de Paris VII, e pós-doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Foi docente da USP e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Foi superintendente de Educação e Pesquisa na Fundação Carlos Chagas e, atualmente, exerce a Presidência do Conselho Estadual de Educação.
Beth Sahão Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativo >
Beth Sahão Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa. Formada em psicologia, possui mestrado em Sociologia. Foi deputada estadual e é conhecida por ser a primeira e única mulher a representar a região Noroeste na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e a primeira a presidir a Comissão de Agricultura do Estado.
Carlos Antonio Luque Membro Eletivo >
Carlos Antonio Luque Carlos Antonio Luque é graduado, mestrado e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo, nos respectivos anos de 1971, 1976 e 1982. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo onde ministra aulas de Introdução a Economia, Macroeconomia e Contabilidade Social. Atuou como professor visitante e pesquisador na University of Califórnia (UC), Berkeley, nos anos de 1985 e 1986. Foi Secretário Adjunto da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo durante o período de 1995/2005. Atualmente é Diretor-Presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE.
Carlos Eduardo Lins da Silva Membro Eletivo >
Carlos Eduardo Lins da Silva Jornalista e professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, é mestre em Comunicação pela Michigan State University, doutor e livre-docente em Comunicação pela Escola de Comunicações a Artes da USP. Trabalhou nos jornais do grupo Diários Associados e Folha de S. Paulo, no qual foi ombudsman, diretor-adjunto e correspondente em Washington, e no Valor Econômico, onde foi diretor-adjunto.
Carlos Wendel de Magalhães Membro Eletivo >
Carlos Wendel de Magalhães Possui graduação em Administração pelo Fundação Getúlio Vargas – SP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. Foi Diretor do Museu Lasar Segall, Diretor Superintendente da Fundação Bienal de São Paulo, Vice-Presidente Executivo do Instituto Itaú Cultural, Diretor da Associação de Amigos da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Diretor Executivo da Cinemateca Brasileira, Diretor Secretário da Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador.
Custódio Filipe de Jesus Pereira Presidente da Associação do Ensino Superior >
Custódio Filipe de Jesus Pereira Economista, pós-graduado em Finanças, especialista em Ensino Superior, mestre em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Gestão Universitária e doutor pela USP com distinção e louvor. Possui cursos de Extensão em Universidades da Europa e EUA. Em sua carreira, ocupou cargos na alta administração de bancos, e atualmente é o diretor geral para o Brasil da Associação Santa Marcelina, conselheiro do Conselho Superior de Responsabilidade Social da FIESP, diretor do SEMESP e ABMES, entre outras posições. Em 2017, recebeu o “Prêmio Pedro Kassab”, da APF, e o “Prêmio Educador do Ano, pela AEB.
Durval de Noronha Goyos Jr. Presidente da União Brasileira dos Escritores >
Durval de Noronha Goyos Jr. Presidente da União Brasileira dos Escritores e advogado qualificado no Brasil, Inglaterra e Gales e Portugal. Membro da Academia de Letras e Cultura de Portugal. Formou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e possui pós-graduação em Direito Constitucional pela Hastings College of Law (Califórnia). Atualmente é presidente do Instituto e do Conselho Editorial do Instituto Confúcio – UNESP e árbitro da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Emanoel Araújo Membro Eletivo >
Emanoel Araújo Escultor, desenhista, ilustrador e museólogo brasileiro. Formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Foi premiado com medalha de ouro na 3ª Bienal Gráfica de Florença, Itália. Foi diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e professor de artes gráficas e escultura no Arts College, na City University of New York. Atualmente é curador e diretor do Museu Afro-Brasil.
Fábio Magalhães Membro Eletivo >
Fábio Magalhães Museólogo e diretor artístico do MACS - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba e diretor estatutário do MASP. Foi secretário de cultura do município de SP (gestão Mario Covas); Secretário de Produção Cultural do MinC (gestão Celso Furtado), presidente da Embrafilme e do Memorial da AL. Foi professor nas universidades UnB, PUC Campinas e Mackenzie. Dirigiu a Pinacoteca de SP e o MASP.
Fernando Padula Novaes Membro Eletivo >
Fernando Padula Novaes Chefe de gabinete da Educação do Estado de São Paulo desde 2011. Formado em Direito pela Universidade Paulista, possui pós-graduação em Gestão Pública pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Guiomar Namo de Mello Membro Eletivo >
Guiomar Namo de Mello Formada em Pedagogia pela USP, fez mestrado e doutorado em Educação na PUC/SP e estudos de pós-doutorado na Inglaterra (Institute of Education-London University). Foi Secretária Municipal de Educação de São Paulo; deputada estadual, presidente da Comissão de Educação da Constituinte Paulista; especialista em educação do BIRD e do BID. Hoje é membro do Conselho Estadual de Educação e consultora do MEC nas áreas de base curricular nacional e política nacional de formação de professores.
Helcio Tokeshi Secretário de Estado da Fazenda >
Helcio Tokeshi Formado em Economia, pela Universidade de São Paulo, é mestre pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em economia pela U. C. Berkeley. Em sua carreira privada, foi diretor associado do escritório da McKinsey & Co., com passagem em Nova Iorque, além de ter atuado como economista no Banco Mundial. Dirigiu a área de infraestrutura da EBP - Estruturadora Brasileira de Projetos, época em que foi responsável pelo desenvolvimento de projetos para estradas, aeroportos, terminais portuários, tratamento de água e esgoto. Atualmente, Helcio é secretário da fazenda do Estado de São Paulo.
Helio Mattar Membro eletivo >
Helio Mattar Engenheiro de Produção formado pela Escola Politécnica da USP, é mestre e Ph.D. em Engenharia Industrial pela Universidade de Stanford. É membro de diversos Conselhos e Comitês de empresas e organizações sociais. Foi um dos fundadores do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do qual é hoje Associado Curador, e atualmente é diretor-presidente do Instituto Akatu.
Ildeu de Castro Moreira Presidente da SBPC >
Ildeu de Castro Moreira Físico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor e pesquisador do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Jefferson Del Rios Vieira Neves Membro eletivo >
Jefferson Del Rios Vieira Neves Jornalista e crítico teatral com aperfeiçoamento no Centre de Formation des Journalistes Paris (1971/73). Sua produção está concentrada nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo; nas revistas Isto É, Vogue e BRAVO! Professor de dramaturgia brasileira no Conservatório Nacional de Lisboa (1976/77). Autor dos livros Bananas ao Vento – Meia década de cultura e política em São Paulo e O Teatro de Victor Garcia. Parte de suas críticas estão em dois volumes da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial.
João Batista de Andrade Membro eletivo >
João Batista de Andrade Diretor e produtor de cinema e televisão, roteirista e escritor brasileiro, com vasta filmografia Iniciou no cinema ainda estudante, enquanto curava a Escola Politécnica da USP. Ativista cultural, foi secretário estadual de Cultura de São Paulo e criou a Lei da Cultura (ProAc).
José Goldemberg Presidente da FAPESP >
José Goldemberg O premiado professor José Goldemberg obteve seu Ph.D. em Ciências Físicas na Universidade de São Paulo. Foi reitor da USP e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Pesquisou e ensinou na Universidade de Illinois, na Universidade de Stanford, na Universidade de Paris (Orsay) e na Universidade de Princeton. Em sua carreira, ocupou os cargos de secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e Ministro de Estado da Educação do Governo Federal, e secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Desde 2015 é presidente da FAPESP e, no início de 2017, recebeu o título de Professor Emérito da Universidade de São Paulo.
José Gregori Membro eletivo >
José Gregori Jurista e político brasileiro. Em sua carreira política, foi deputado estadual, Ministro da Justiça do Brasil no governo Fernando Henrique Cardoso e Secretário Nacional dos Direitos Humanos, além de embaixador do Brasil em Portugal. Formado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, é o atual presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP.
José Luiz Penna Secretário de Estado da Cultura >
José Luiz Penna Empresário, músico e político brasileiro, cursou o Seminário Livre de Música da Universidade Federal da Bahia. Paralelamente à carreira artística, impulsionou projetos de natureza sociocultural e ambiental, filiando-se ao Partido Comunista. Participou ativamente na fundação e consolidação do Partido Verde e da criação do Centro Cultural da Vila Madalena.
José Renato Nalini Secretário de Estado da Educação >
José Renato Nalini Mestre e doutor em Direito Constitucional pela USP, é autor de dezenas de obras sobre Ética, Filosofia, Ecologia e aprimoramento das carreiras jurídicas e seus métodos de seleção e capacitação. Integrou o Ministério Público do Estado de São Paulo de 1973 a 1976, quando ingressou na Magistratura Paulista. Nela permaneceu até 2016, tendo exercido a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no biênio 2014-2015. Assumiu a Secretaria da Educação do Estado em janeiro de 2016.
Luciano Emilio Del Guerra Representante dos funcionários da Fundação Padre Anchieta >
Luciano Emilio Del Guerra Radialista e Administrador de Empresas. Bacharel em Análise de Sistemas (US 1997). Técnico em Eletrônica (Oswaldo Cruz 2001).Web Designer (Senac 2002). Gestão de Pessoas e Liderança (Senac 2009). Funcionário da Fundação Padre Anchieta–TV Cultura desde o ano de 1992 até este momento. Atualmente, exerce o cargo de Coordenador de Operações (Externas, Estúdios e Rádios AM/FM). Eleito Representante dos Funcionários no Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, Gestão do ano de 2014/2017 e 2017/2020.
Lygia Fagundes Telles Membro Vitalício >
Lygia Fagundes Telles Uma das escritoras brasileiras mais consagradas da literatura mundial, agraciada com o Prêmio Camões pelo conjunto de sua obra. É formada em Direito pela USP e atuou, junto à carreira literária, como procuradora do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo. Teve seus livros publicados em dezenas de países e obras adaptadas para TV, teatro e cinema. Ocupante da cadeira nº 16 da Academia Brasileira de Letras.
Marcelo Knobel Reitor da Unicamp >
Marcelo Knobel Bacharel em Física (1989) e doutor em Ciências (1992) pela Univesidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado no Istituto Elettrotecnico Nazionale Galileo Ferraris (Turim, Itália) e no Instituto de Magnetismo Aplicado (Madri, Espanha). Atualmente é Professor Titular de Física e reitor da Unicamp. Membro do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
Marco Antônio Zago Reitor da USP >
Marco Antônio Zago
Marcos Mendonça Membro eletivo >
Marcos Mendonça Presidente da TV Cultura. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, foi vereador, deputado estadual e secretário de Estado da Cultura por quase oito anos. Possibilitou a criação da Sala São Paulo, referência mundial em concertos, e foi responsável pela restauração de museus como a Pinacoteca, o Museu de Arte Sacra, o Memorial do Imigrante, o Museu da Casa Brasileira e a Casa das Rosas.
Maria Amália Pie Abib Andery Reitora da PUC >
Maria Amália Pie Abib Andery Reitora da PUC-SP, onde formou-se em Psicologia. Fez mestrado em Psychology na University of Manitoba e doutorado em Psicologia Social na PUCSP, além de estágio pós-doutoral na University of North Texas. Atualmente é professora titular na Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento.
Maria Dora Genis Mourão Membro eletivo >
Maria Dora Genis Mourão Professora Titular do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP. Possui mestrado e doutorado em Cinema pela USP, com pós-doutorado em cinema e novas tecnologias pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Foi vice-diretora da ECA e, atualmente, é presidente do Centre International de Liaison des Écoles de Cinéma et Télévision – CILECT, e membro do Conselho da Cinemateca Brasileira.
Maria Helena Guimarães de Castro Membro eletivo >
Maria Helena Guimarães de Castro Socióloga e mestre em Ciência Política pela UNICAMP, é professora aposentada e ex-pesquisadora do Núcleo do Estudos de Políticas Públicas da mesma universidade. Foi Conselheira Titular do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e Secretária de Educação. Atualmente é secretária executiva do Ministério da Educação e co-vice-presidente e “rapporteur” da GAL junto ao Comitê Diretivo de Educação 2030.
Mayara Souza Presidente da União Estadual dos Estudantes >
Mayara Souza
Moacyr Expedito Marret Vaz Guimarães Membro Eletivo >
Moacyr Expedito Marret Vaz Guimarães Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, atuou como jornalista, educador e político brasileiro. Foi chefe de Gabinete da Secretaria da Educação e membro do Conselho Estadual de Educação por seis mandatos. Atualmente é diretor Administrativo do Liceu Pasteur.
Paulo Nassar Membro eletivo >
Paulo Nassar Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, autor de inúmeras obras sobre o tema. Professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da USP e pós-doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione de Milão. Integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP e coordena o Grupo de Estudos de Novas Narrativas.
Ricardo Ohtake Membro eletivo >
Ricardo Ohtake Arquiteto e Designer Gráfico pela FAU-USP. Ocupou cargos na administração pública, dentre os quais: diretor do Centro Cultural São Paulo, diretor do Museu da Imagem e do Som, diretor da Cinemateca Brasileira, secretário da Cultura do Estado de São Paulo e secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Atualmente é presidente do Instituto Tomie Ohtake e da ANEC Associação Brasileira de Entidades Culturais, e ocupa a Cátedra “Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência”, do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Roberto Mendonça Coord. Geral do Pensamento Nacional de Bases >
Roberto Mendonça Graduado em Física pela Universidade de São Paulo, é professor titular e coordenador do Instituto de Física de São Carlos (USP). Membro da Academia de Ciência do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências, é árbitro de diversas revistas internacionais, fazendo parte do Advisory Editorial Board da Revista Materials Science.
Rubens Barbosa Membro eletivo >
Rubens Barbosa Embaixador, membro do conselho de empresas e consultor de negócios. Entre outros cargos, é presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior e Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Trigo. Foi embaixador do Brasil em Washington e Londres.
Rubens Naves Membro eletivo >
Rubens Naves Consultor de empresas, associações e fundações, integra grupos de trabalho na esfera governamental e delegações internacionais. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da PUC-SP, é autor de artigos, trabalhos e publicações sobre o tema. Foi membro do conselho do Instituto Pro-Bono e membro do Conselho Editorial do Jornal Le Monde Diplomatique – Brasil.
Sandro Roberto Valentini Reitor da UNESP >
Sandro Roberto Valentini Reitor da UNESP. Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela UNESP, com mestrado em Microbiologia e Imunologia pela UNIFESP, doutorado em Bioquímica pela USP, e pós-doutorado pela Harvard University, com aperfeiçoamento em Massachusetts Institute of Technology - MIT. Atualmente é professor titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP.